UFPA divulga edital do Processo Seletivo 2014

Esclarecer as principais dúvidas sobre o Processo Seletivo (PS) 2014 da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi o objetivo da entrevista coletiva concedida pela pró-reitora de Ensino e Graduação (Proeg), professora Marlene Freitas; pelo assessor especial da Proeg, professor Mauro Magalhães; e pela diretora do Centro de Processos Seletivos (Ceps), professora Marilucia Oliveira, na manhã desta quarta-feira, 25. Profissionais de rádio, televisão, jornais impressos e portais da internet compareceram ao encontro, que foi realizado na Sala de Congregação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O edital está disponível na página eletrônica do Ceps. Para acessar, clique aqui.

Somadas as vagas do PS às vagas dos Processos Seletivos Especiais (PSE) – que selecionam povos indígenas, quilombolas e estudantes para os cursos de Etnodesenvolvimento, no Campus de Altamira, e de Educação do Campo, ofertado em diversos campi –, a UFPA disponibiliza, em 2014, 7.804 vagas, distribuídas em 156 cursos, para a capital Belém e para o interior do Estado. A UFPA também será responsável pela realização do PS da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), que ofertará, em 2014, 1.170 vagas, distribuídas em 29 cursos.

Inscrições, vagas e cotas – As inscrições para o PS 2014 vão de 4 a 25 de outubro. Somente serão aceitos candidatos que fizeram inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Até 20% das vagas de cada curso serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – de forma que o candidato poderá concorrer duas vezes às vagas ofertadas pela UFPA. Estudantes oriundos de escola  pública ou os que cursaram todo o ensino médio em escolas privadas, na condição de bolsistas estão isentos da taxa de inscrição, que custa R$ 20,00. “Não basta o estudante fazer a inscrição no Enem. Para concorrer às vagas ofertadas pela UFPA, é necessário, também, que faça a inscrição no PS da UFPA”, destaca o professor Mauro Magalhães.

No ato da inscrição, o candidato escolherá se deseja concorrer na condição de cotista ou de não cotista. Tanto na seleção via Enem quanto na seleção via Sisu, 50% das vagas de cada curso são para estudantes de escolas públicas. Dentro desse grupo, cerca de 15% são destinadas a alunos autodeclarados negros ou pardos; 8% para aqueles que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo; duas vagas a mais podem ser criadas para estudantes indígenas; duas vagas a mais, para estudantes quilombolas; e uma vaga a mais, para Pessoas com Deficiência (PcD). “O candidato cotista deve escolher a opção que mais se adapta ao seu perfil, pois, no ato da habilitação, terá que apresentar os documentos comprovando a sua condição, sob pena de perder a vaga”, alerta a professora Marilucia Oliveira. “Os candidatos indígenas não concorrerão duas vezes à seleção da UFPA. Se escolher concorrer pelo PS 2014, não poderá participar do PSE.”

Processo Seletivo Especial – Também foi disponibilizado o edital do PSE 2013 - 11. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 1º a 18 de outubro. Para este certame, haverá prova de múltipla escolha, com questões sobre conhecimentos gerais e uma redação. Os candidatos aprovados também passarão por entrevista e deverão apresentar documentos comprobatórios de sua condição. A prova escrita será realizada dia 3 de novembro. Confira aqui o edital .