UFPA abre inscrições para concursos de professores efetivos

Estão abertas as inscrições para os concursos públicos para a Carreira do Magistério Superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) em diversas áreas do conhecimento. Foram disponibilizadas 113 vagas em sete editais para candidatos que possuam o título de doutor e mais um edital, com 17 vagas, para a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), antigo Campus Universitário de Marabá, que requer candidatos com doutorado ou mestrado. Confira os editais abertos.

Campus do Guamá – Em Belém, os concursos para diversas áreas serão realizados em doze unidades: Instituto de Educação Matemática e Científica; Instituto de Ciências Sociais Aplicadas; Instituto de Letras e Comunicação; Instituto de Ciências da Saúde; Instituto de Ciências da Arte e suas Escolas de Teatro e Dança e Escola de Música; Instituto de Filosofia e Ciências Humanas; Instituto de Geociências; Instituto de Ciências Biológicas; Instituto de Tecnologia; Instituto de Ciências Exatas e Naturais; Núcleo de Pesquisa Oncológica; Núcleo de Meio Ambiente e Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Campi do interior - Nos campi do Interior, o Campus de Tucuruí abriu edital para Matemática, Construção Civil, Química Geral, Saneamento, Desenho Técnico, Hidráulica, Transportes/Topografia, Fundamentos de Computação, Eletrônica, Engenharia de Software e Banco de Dados, Redes de Computadores, Arquitetura de Computadores, Sistemas Operacionais, Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Física, Materiais e Processos de Fabricação, Mecânica Aplicadas e Sistemas Mecânicos.

Já o Campus de Abaetetuba terá concursos para as áreas de Química, Ciência dos Materiais e Fenômenos de Transporte, Elementos de Máquina, Engenharia da Qualidade, Gestão da Produção e Engenharia, Engenharia do Trabalho, Segurança Industrial, Ergonomia e Projeto do Produto, Cálculo, Sociologia da Educação, Didática com ênfase em estágio supervisionado e práticas de ensino.

Em Cametá, os editais são destinados à área da Biologia Geral, Agrossistemas, Química, Fundamentos de Computação: Linguagens Formais, Programação, Estrutura de Dados, Engenharia de Software, Banco de Dados e Teoria de Sistemas, Prática e Metodologia do Ensino de Ciências, Produção Vegetal, e Cartografia (geoprocessamento, sensoriamento remoto, cartografia).

No Campus Universitário de Altamira, os candidatos podem inscrever-se para Microbiologia Agrícola, Didática Geral, Educação, Tecnologias da Informação e da Comunicação,Gestão de Recursos Florestais, Química e Bioquímica. Haverá também concurso para o Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), no Campus de Bragança, na área de Economia.

UNIFESSPA – A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), antigo Campus Universitário de Marabá, terá inscrições abertas para concurso de Magistério Superior para candidatos com título de doutorado ou mestrado. Serão 17 vagas disponibilizadas, sendo uma reservada para pessoa com deficiência (PcD), distribuídas nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Literatura Aplicada à Educação do Campo, Ciências Agrárias e da Natureza, Linguística, Geoquímica de Rochas, Ciência dos Materiais, Etnomatemática Aplicada à Educação do Campo, Sistemas de Computação, Zootecnia, Linguística e Literatura da Língua Inglesa, Geologia de Mina e Lavra de Mina.

Carga horária – Para quem possua título de doutor e carga horária de trabalho de 40 horas com dedicação exclusiva, a remuneração bruta é de R$ 8.049,77. Para doutores com carga horária de 40 horas sem dedicação exclusiva, a remuneração bruta chega a R$ 4.649,65. Doutores, com carga horária de 20 horas, terão remuneração bruta de R$ 2.749,32. Para mestre, com carga horária de 40 horas e dedicação exclusiva, a remuneração bruta é de R$ 5.466,55.

Inscrições – As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS), conforme o período estabelecido em cada edital. O concurso será constituído de duas etapas. A primeira, com as provas escrita, didática, prática e memorial, e a segunda, com o julgamento de títulos. O calendário completo com as datas importantes dos concursos será divulgado na página do CEPS.

Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira