UFPA disponibiliza vagas pela primeira vez por meio do SISU

A partir do próximo dia 6 de janeiro os candidatos de todo o país interessados em ingressar na Universidade Federal do Pará (UFPA) terão uma nova oportunidade. Pela primeira vez, na história, a Instituição oferta vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). As inscrições seguem até o dia 10 de janeiro de 2014. Ao todo a UFPA oferta cerca de 1200 vagas pelo sistema, o equivalente a 20% do total de vagas disponibilizadas para o próximo ano.

Além da UFPA também ofertam vagas pelo SISU, no Pará, o Instituto Federal do Pará (IFPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a recém-criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sediada em Marabá. Além de outras 110 instituições federais brasileiras.

Para se candidatar a uma vaga os candidatos devem se inscrever, exclusivamente, pela internet no endereço do Sisu. Podem participar da seleção, por meio do Sistema, os estudantes que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2013 e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação, conforme a portaria do MEC no  391. Cada estudante pode se candidatar a até duas opções de vagas. Acesse o edital completo publicado no Diário Oficial da União.

Seleção – As vagas para ingresso em 2014 na UFPA foram distribuídas em três processos seletivos. Além das cerca de 1200 vagas ofertadas pelo Sisu, há, ainda, 5411 disponibilizadas pelo Processo Seletivo 2014 (PS 2014) e cerca de 960 ofertadas pelo Processo Seletivo Especial (PSE), concurso exclusivo para quilombolas, indígenas e povos tradicionais interessados nos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação no Campo.

A previsão da UFPA é de que o resultado do PSE seja divulgado até o final do mês de janeiro e o resultado do Processo Seletivo 2014 (PS 2014) será anunciado após a divulgação pelo MEC do resultado do ENEM 2013, previsto para o início do mês de janeiro.

Serviço:
Acesse o Edital do Sisu 2014
Confira as vagas ofertadas pela UFPA no Sisu aqui.
Período de inscrição: 6 a 10 de janeiro

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações do Ministério da Educação
Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 31.12.2013 13:05