UFPA inscreve para curso pré-vestibular gratuito

As inscrições para o processo seletivo do Projeto Universidade Aberta (PUA), curso pré-vestibular gratuito que funciona no Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA), começam no próximo dia 6 de janeiro. O projeto oferece aulas expositivas de todas as disciplinas exigidas nos Processos Seletivos de instituição públicas do ensino superior. Este projeto é realizado pelo Programa de Educação Tutorial em Física (PET- Física) e é voltado apenas para estudantes oriundos de escolas públicas. Acesse aqui o edital completo do projeto.

De acordo com o coordenador do PUA, professor Sérgio Vizeu, o objetivo do Programa é “propiciar o acesso à educação de estudantes ou concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino do Estado do Pará, dando possibilidade de ingresso em uma universidade pública e de troca de vivências entre estudantes vindos de diversas escolas da rede pública. Além disso, o Projeto busca desenvolver a capacitação profissional dos bolsistas e colaboradores, diante de uma prática pedagógica com responsabilidade social”.

São ofertadas 70 vagas para uma única turma, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h10, e aos sábados, das 8h às 12h30. As aulas terão início no dia 3 de março de 2014. O acesso ao PUA será feito por meio de um processo seletivo que terá uma prova de múltipla escolha com 30 questões, sendo 15 de Matemática e 15 de Língua Portuguesa, além de uma Redação. O conteúdo correspondente à parte objetiva do exame será referente ao de 8ª série do Ensino Fundamental.

Inscrições - As inscrições para o Processo Seletivo do PUA ficam abertas até 3 de fevereiro de 2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Laboratório de Física - Ensino (sala do PET- Física), no Campus Básico da UFPA, prédio localizado atrás da Assessoria de Educação a Distância da UFPA (AED). Serão disponibilizadas apenas 700 inscrições e, após o preenchimento deste número de inscritos, estará encerrado, automaticamente, o período de inscrição.

Os estudantes que já concluíram o ensino médio deverão apresentar, no momento da inscrição, cópia e original do documento de identidade e do CPF, comprovante de residência, histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de conclusão ou boletins do 1º, 2º e 3º anos, a fim de comprovar que cursou todas as séries do ensino médio em escolas da rede pública ou que recebeu bolsa integral durante os três anos do ensino médio em uma escola da rede privada de ensino. Todos os inscritos também devem entregar 1 quilo de alimento não perecível, que serão doados a instituições de caridade.

Para candidatos que estão cursando ou que irão cursar o 3º ano do Ensino Médio em 2014, é possível fazer a inscrição com os mesmos documentos, apresentando uma declaração de conclusão do 2º ano e/ou comprovante de matrícula/declaração de matrícula no 3º ano do Ensino Médio ou ainda os boletins do 1º e do 2º ano, que comprovem que os estudantes estudaram na rede pública ou foram bolsistas com bolsa integral de escolas da rede privada de ensino, além de um quilo de alimento não perecível.

A coordenação do PUA alerta que não serão aceitas inscrições de estudantes já provados em processos seletivos para instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. O resultado do Processo Seletivo será divulgado até o dia 24 de fevereiro, na sala e no site do PET- Física. A matrícula dos alunos selecionados acontecerá entre os dias 24 a 28 de fevereiro de 2014, das 8h às 18h. Os candidatos selecionados que não comparecerem no dia matrícula perderão a vaga, automaticamente.

Serviço:
Processo Seletivo do Projeto Universidade Aberta.
Para mais informações: (91) 3201-7888 e 8187-2966.
Acesse aqui o edital completo do projeto.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 01.01.2014 08:00