Ceps divulga resultado dos Processos Seletivos Especiais

O resultado do Processo Seletivo Especial 2013 (PSE) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi publicado na última terça-feira, 07 de janeiro no endereço eletrônico do Centro de Processos Seletivos (CEPS). O concurso reúne 695 vagas específicas para estudantes de origem quilombola, indígena e integrantes de populações tradicionais interessados nos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação do Campo. Veja aqui os resultados.

"Apesar desta oferta diferenciada de vagas existir há vários anos, esta foi a primeira vez que a UFPA reuniu todos estes processos seletivos especiais em um único concurso, ou seja, com as mesmas regras, prazos e deixando mais clara a forma de ingresso. A medida foi tomada para facilitar a divulgação da existência destas vagas e a participação destes estudantes”, explica a diretora do CEPS, Marilucia Oliveira.

Ao todo, o concurso recebeu 5.810 inscrições e 399 candidatos foram classificados por esta seleção. Os calouros 2014 devem ficar atentos ao prazo para apresentação de documentos à Universidade divulgado em edital de habilitação ao vínculo institucional no site do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac). Quem perder os prazos ou não apresentar a documentação exigida perderá o direito a vaga.

Seleção indígena e quilombola é específica – A UFPA reserva até duas vagas em todos os cursos de graduação ofertados anualmente para estudantes de origem indígena ou quilombola. Para este ano foram garantidas até 556 oportunidades específicas para estes dois grupos de candidatos. “Nos cursos onde não tivemos inscritos ou candidatos classificados, as vagas são, automaticamente, extintas. Por isso, não há sobra de vagas para estes tipos de cotistas”, explica a diretora do Ceps.

A reserva de vagas para indígenas foi criada em 2010 e desde então a UFPA recebeu 191 universitários vindos das populações indígenas de todo o país. Já a reserva de vagas para quilombolas existe desde o ano passado, quando 47 estudantes quilombolas foram aprovados na instituição.

Educação do Campo e Etnodesenvolvimento também têm seleção especial – O sistema de cotas da UFPA também inclui a oferta de dois cursos de graduação diferenciados. Para ingressar em Etnodesenvolvimento é preciso pertencer a sociedades indígenas, quilombolas ou comunidades tradicionais, como ribeirinhos. Já para ser calouro de Educação do Campo, os candidatos devem já trabalhar na área ou comprovar que vivem ou pertencem a comunidades do campo.

Em 2014, a UFPA recebeu 4.910 inscritos para as 360 vagas ofertadas em Educação no Campo e 138 para disputar as 33 vagas para o curso de Etnodesenvolvimento. Foram classificados nesta seleção 274 candidatos ao curso de Educação no Campo e 11 para o curso de Etnodesenvolvimento.

UFPA também divulga resultado do PSE da Unifesspa – Nascida a partir do campus da UFPA em Marabá, a recém-criada Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) também possui processo seletivo especial para indígenas, quilombolas e para o curso de educação no campo.

Para ingresso em 2014, o Centro de Processos Seletivos da UFPA continua sendo responsável pela seleção. Ao todo foram 537 inscritos para as 120 vagas em Educação do Campo, além de 42 indígenas e 56 quilombolas interessados nas 34 vagas criadas especificamente para eles no vestibular 2014. Do total de inscritos, foram classificados 109 estudantes para o curso de Educação no Campo, três estudantes indígenas foram classificados para os cursos de Direito, Pedagogia e Saúde Coletiva e dois estudantes quilombolas foram classificados para os cursos de Direito e Pedagogia.  Veja aqui os resultados.

Serviço:
Resultado PSE 2014 da UFPA
Acesse o Listão no Banner PSE no site do CEPS ou clique aqui.
Resultado PSE 2014 da Unifesspa
Acesse o Listão no Banner Unifesspa no site site do CEPS ou clique aqui.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes