Inscrições abertas para Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade

O mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia, da Universidade Federal do Pará, permanece com inscrições abertas até dia 20 de janeiro de 2014, para suas primeiras turmas. O curso, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) no dia 12 de dezembro de 2013, está vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS), entretanto também tem professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Neste primeiro ano do curso, serão formadas duas turmas, uma, com 20 vagas, de concorrência aberta; e outra, com oito vagas, dedicadas, especialmente, aos docentes e técnicos da UFPA.

Editais - As linhas de pesquisa são “Socioantropologia política, planejamento e gestão de saúde na Amazônia” e “Epidemiologia das doenças infeccionas não crônicas na Amazônia”. Os editais para ambas as turmas estão disponíveis no site da Propesp.  Os resultados da seleção serão disponibilizados no dia 28 de fevereiro.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação, professor João Guerreiro, o objetivo do curso de mestrado é “formar pesquisadores e profissionais na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia, ciências sociais aplicadas à saúde, comunicação e informação em saúde e áreas correlatas”.

Inscrições gratuitas – Os candidatos devem se inscrever, pessoalmente ou por meio de procuração (com firma reconhecida), na Secretaria da Pós-Graduação do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, localizado na Praça Camilo Salgado, nº 1, Umarizal, Belém. Podem se candidatar às 28 vagas ofertadas os graduados em cursos reconhecidos pelo MEC, nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas, Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, obedecendo às especificações de cada edital.

Documentação - Para se inscrever, é necessário entregar os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido, documento de identificação com fotografia (original e fotocópia), Cadastro de Pessoa Física (CPF), declaração de quitação eleitoral ou comprovante (em caso de comprovante, eleitores de Belém deverão apresentar o do 2º turno), comprovante de cumprimento das obrigações militares (quando couber), diploma ou certificado de conclusão do curso de graduação (original e fotocópia), histórico escolar do curso de graduação, curriculum vitae no modelo Lattes comprovado e duas fotografias 3x4 atuais.

O curso de Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia é importante, porque “vem preencher uma lacuna na formação de recursos humanos em nível de pós-graduação na área de Saúde Coletiva no âmbito da UFPA e do Estado do Pará, em geral. Servirá como ferramenta de integração e articulação acadêmica regional, participando da confluência de iniciativas institucionais - que já existem, mas ainda operam de forma desarticulada entre si - e da produção de conhecimentos sobre a realidade amazônica na área de Saúde Coletiva”, afirma o professor João Guerreiro.

Texto: Rayra Janau – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 10.01.2014 18:00