Inscrições para Residência Médica 2014 encerram-se nesta terça, 28

A Universidade Federal do Pará (UFPA), em consonância com as Comissões de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), torna pública a realização do processo seletivo para o provimento de vagas no Programa de Residência Médica (PRM) para o ano de 2014. A seleção será realizada em duas etapas sucessivas, consistindo em uma prova com questões objetivas, e Análise e Arguição de Currículo. Confira aqui o Edital.

Inscrições - As inscrições devem ser realizadas somente via internet, no endereço eletrônico do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS). O valor da taxa de inscrição é de R$ 300,00, e o pagamento deverá ser efetuado via boleto bancário, até esta terça-feira, 28. As solicitações de isenção foram  realizadas no período de 7 a 13 de janeiro de 2014.

Especialidades - O Programa de Residência Médica, com acesso direto, oferta vagas em Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina de Família e Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Para o PRM, com pré-requisito em clínica médica, as especialidades ofertadas são: Endocrinologia, Geriatria, Pneumologia e Oncologia Clínica.

Exame - As provas objetivas para todas as especialidades previstas no Edital serão realizadas simultaneamente, portanto, o candidato deverá efetuar sua inscrição para apenas uma especialidade. Não será aceita solicitação de mudança de especialidade, sendo a escolha de exclusiva responsabilidade do candidato no ato da inscrição.

A prova objetiva será aplicada no dia 9 de fevereiro de 2014, no campus do Guamá, da  Universidade Federal do Pará, com início às 14 horas e término às 18 horas, em local a ser explicitado no cartão de inscrição.

Será considerado apto para a etapa de Análise e Arguição dos Currículos o candidato que alcançar, na prova objetiva, a pontuação mínima de 50% do número máximo de acertos da prova teórica de cada programa, considerando-se as questões válidas, ou seja, não anuladas.

Os candidatos classificados na prova objetiva deverão entregar os currículos (modelo Lattes), com os respectivos comprovantes e ficha de avaliação preenchida, no local de realização da entrevista, a ser divulgado durante a convocação para sua realização.

Resultados - A lista, em ordem alfabética, dos candidatos selecionados para a etapa de Análise e Arguição dos Currículos será divulgada a partir do dia 18 de fevereiro de 2014, no site do CEPS. Essa etapa ocorrerá no dia 21 de fevereiro de 2014,  em ordem de chamada a ser divulgada, também, na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos. O candidato que não comparecer na data marcada será desclassificado.

O resultado final, com todos os classificados, será divulgado até o dia 6 de março de 2014, no site do CEPS.

PRM - A Residência Médica é destinada a profissionais graduados em Medicina, em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), e a médicos estrangeiros ou brasileiros graduados em  escolas estrangeiras, com diploma devidamente revalidado no Brasil. Os PRM ofertados estão devidamente aprovados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 26.01.2014 08:00