Inscrições abertas para Processo Seletivo Especial em Parauapebas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE) destinado aos cursos de Graduação em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Direito, ofertados pela Universidade Federal do Pará, em Parauapebas. O Edital está disponível na página do Centro de Processos Seletivos (CEPS). O PSE-2014-2 será realizado no município, no dia 23 de fevereiro, visando ao preenchimento de 50 vagas para Direito e 45, para cada uma das Engenharias. As inscrições no PSE 2014-2 serão admitidas, exclusivamente, via internet, na página do CEPS e a taxa de inscrição é de  R$ 60,00, que deve ser paga até o dia 11 de fevereiro. Acesse aqui o Edital.

“Os candidatos devem ler o Edital e atentar para os prazos estabelecidos. Todas as informações necessárias estão presentes no documento”, declarou a diretora do CEPS, Marilucia Oliveira. Ela chama atenção, também, para o fato de esta ser a primeira turma de Engenharia Mecânica que abrirá no município de Parauapebas.

Prova - A seleção para os cursos será realizada em uma única fase, no mesmo dia e horário e constará de uma prova objetiva de conhecimentos gerais e uma redação. A prova objetiva de conhecimentos gerais será apresentada na forma de boletim de questões, valerá 55 pontos e consistirá em 55 questões de múltipla escolha, sendo 5 questões de cada uma das disciplinas: Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Os conteúdos programáticos correspondem à matriz de referência do Enem 2013. A prova de Redação valerá 10 pontos.

Isenções - Poderá requerer isenção do pagamento da taxa de inscrição o candidato que estiver inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e for membro de família de baixa renda, ou seja, cuja renda familiar mensal per capita for de até meio salário mínimo ou cuja renda familiar mensal seja de até três salários mínimos.

O candidato que pleitear a isenção do pagamento da taxa de inscrição deverá solicitar sua inscrição por meio do formulário específico disponível no endereço eletrônico do CEPS. Nesse ato, o candidato deverá informar o seu NIS (Número de Identificação Social), atribuído pelo CadÚnico. A consulta referente aos resultados dos pedidos de isenção estará disponível para os candidatos, via internet, na página eletrônica do CEPS.

Texto: Yuri Coelho – Assessoria de Comunuicação da UFPA
Foto: Mácio Ferreira