Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

MANUAL DE DÚVIDAS E RESPOSTAS SOBRE SIGAA-GRADUAÇÃO

Prezados(as) Diretores(as) e Secretários(as) de Cursos e Docentes e alunos(as), Com a migração dos dados do SIE para o SIGAA vieram também os erros e acertos do sistema antigo. Assim as faculdades devem estar atentas para as seguintes problemáticas/dúvidas verificadas no novo sistema e tomar as medidas mencionadas para resolução:

COORDENAÇÃO DE CURSO

Dúvida 1: Minha estrutura curricular está errada! Existem disciplinas a mais no 1º período.

Solução: Estas disciplinas não tinham período definido no SIE e por isso foram todas migradas para o primeiro. Somente o CIAC altera estruturas curriculares. Entretanto o CIAC só altera as estruturas mediante solicitação da PROEG (com envio do PPC). Assim as faculdades devem entrar em contato com a PROEG (via memorando) para que esta verifique e realize a correção.

Dúvida 2: Minha estrutura curricular está errada! Estão faltando disciplinas ou existem disciplinas erradas.

Solução: A estrutura foi migrada como estava no SIE, logo provavelmente foi um erro de cadastro ainda no SIE. Somente o CIAC altera estruturas curriculares. Entretanto o CIAC só altera as estruturas mediante solicitação da PROEG (com envio do PPC). Assim as faculdades devem entrar em contato com a PROEG (via memorando) para que esta verifique e realize a correção.

Dúvida 3: Como verificar quais docentes ainda não lançaram conceito?

Solução:
1 - Acessar o Portal da Coordenação.
2 - Acessar o menu Turmas >> Consultar Turmas.
3 - Marcar e preencher os itens: Nível (graduação), Ano-Período (com o período que deseja buscar), Ofertadas ao Curso (escolher o seu curso na lista) e Situação (Aberta). Caso deseje as informações em formato de relatório, marcar também o item correspondente.
4 - Realizar a busca.
Obs: A opção ABERTA refere-se as componentes curriculares pendentes de lançamento de conceitos, enquanto que o termo CONSOLIDADA as que já foram lançadas.

Dúvida 4: Como os docentes podem consolidar (lançar conceitos) turmas antigas?

Solução: A faculdade precisa enviar um memorando com a solicitação de abertura de período de consolidação com justificativa para o Instituto ou Campus e este, após ciência, deve encaminhá-lo ao CIAC. O Sigaa permite que diferentes períodos de consolidação (e apenas de consolidação) fiquem abertos ao mesmo tempo.

Dúvida 5: Como lançar conceitos?

Solução: No Sigaa apenas docentes lançam conceitos de turmas de disciplinas e módulos. Secretário, Diretor e Vice-Diretor de Faculdade, Coordenador e Vice de Campus/Instituto não tem perfil para lançar conceitos. No caso de atividades (TCC’s, Estágios, Atividades Complementares, etc) existem 2 casos:
1 - Atividades que exigem conceito (E, B, R etc): apenas coordenador e vice; - TCC e Estágio também podem ser consolidados (lançadas) pelo orientador;
2 - Atividades que não exigem conceito: coordenador, vice e secretários.

Dúvida 6: como avançar um discente que ficou retido?

Solução: Essa funcionalidade é exclusiva do CIAC. A Faculdade deve enviar via memorando ou novo sagitta (a ser implantado na UFPA) a solicitação com justificativa para o CIAC.

Dúvida 7: Preciso alterar a matriz/estrutura do meu discente. Como faço?

Solução: A faculdade deve enviar via memorando ou novo sagitta para a Coordenação de Acompanhamento Acadêmico do CIAC a solicitação com justificativa.

Dúvida 8: Como faço aproveitamento de estudo?

Solução: Neste primeiro momento, o aproveitamento precisará ser solicitado ao CIAC pela faculdade via memorando com justificativa. Na próxima versão do Sigaa, o sistema incluirá todo o processo de solicitação (como ocorria no SIE) e não será mais necessário memorando.

Dúvida 9: Como faço para imprimir Diário de Classe?

Solução: O secretário/coordenador e vice de curso pode emitir o relatório de conceitos em Aluno >> Exportar planilha de notas do semestre. Somente o instituto, além do docente, tem acesso ao diário de classe. Em resumo, a coordenação (coordenador, vice e secretário) só tem acesso a um relatório geral sobre a turma.

Dúvida 10: Como faço para trocar ou inserir docente em componente curricular que não tem professor?

Solução: Somente o diretor de instituto (ou vice) ou o diretor de campus (ou vice) pode vincular docentes nas turmas que estão sem (em alterar turmas) ou trocar docentes. Essa opção é válida caso o calendário esteja vigente. Em calendários anteriores só o CIAC pode fazer mediante solicitação da faculdade com visto da coordenação do Campus/Diretor do Instituto. Em resumo, o Secretário, Coordenador e Vice-Coordenador do Curso não tem perfil para tal procedimento, pois a estes só cabem indicar, no momento da solicitação de turma, qual docente deverá ser vinculado a turma e enviar ao instituto/campus para tal vinculação.

Dúvida 12: Como faço para trocar o período (início e fim) da componente curricular?

Solução: Somente o diretor de instituto (ou vice) ou o diretor de campus (ou vice) pode alterar o período das componentes na opção “alterar turmas” em turmas que não possuem alunos matriculados. Caso já tenha alunos matriculados isso não é possível porque pode acarretar em choque de horários. Neste caso, só o CIAC pode alterar datas de turmas com alunos matriculados.

Dúvida 13: Preciso ofertar uma disciplina no período intervalar, mas o calendário é menor que o extensivo e não consigo ofertar uma turma. Como devo proceder?

Solução: Para estes casos o SIGAA possui o tipo de componente curricular chamado “módulo”. Assim, para suprir estes casos, o coordenador de curso deve contatar o CIAC, enviando, por e-mail, a lista de disciplinas que devem ter seu tipo modificado de disciplina para módulo.

Dúvida 14: Preciso alterar o tipo de componente curricular. Como devo proceder?

Solução: O coordenador de curso deve enviar e-mail para sigaa_graduacao@ufpa.br, a lista de disciplinas que devem ter seu tipo modificado.

Dúvida 15: Como faço para excluir uma turma cadastrada e com alunos matriculados e que não ocorreu?

Solução: Solicitar via memorando para o CIAC, onde deve constar a justificativa para exclusão da turma. Só serão excluídas turmas que não possuírem nenhum aluno com conceito lançado.

Dúvida 16: Turmas de TCC com problemas. Como proceder?

Solução: Existem cadastros de TCC no SIE em que os alunos foram matriculados com professores errados ou com turmas sem docentes. Nestes casos a coordenação deve solicitar via memorando ao CIAC a exclusão da turma de TCC errada. Após a exclusão, a coordenação deve matricular os alunos da turma excluída na atividade de TCC através do portal da coordenação de graduação.

Dúvida 17: Como devo proceder para modificar a carga horária da minha disciplina?

Solução: A alteração só será feita para os casos de cadastro incorreto da carga horária, ou seja, quando a carga horária no sistema estiver diferente da aprovada no PPG. A coordenação deve solicitar ao CIAC, via e-mail, a alteração.

Dúvida 18: Como faço para cadastrar equivalências entre componentes curriculares?

Solução: Se um componente curricular “A” for equivalente a um componente curricular “B”, a coordenação do curso deve solicitar ao CIAC, via memorando, o cadastro da referida equivalência.

Dúvida 19: Tenho que marcar muitos quadradinhos na solicitação de abertura de turma para definir os horários das aulas. Há uma maneira mais simples de realizar isso?

Solução: Sim! Há uma maneira bastante simples de realizar esta tarefa. Para isso, basta colocar uma expressão de horário, no campo de expressão de horário presente antes da grade de horário na página de solicitação de turma e clicar no botão “Atualizar Grade de Horários”. Por exemplo, temos a expressão “236M12345 45T123456” em que o(s) número(s) antes da letra simboliza(m) o(s) dia(s) da(s) aula(s), a letra simboliza o turno (M - manhã, T - tarde, N - noite) e os números após a letra simbolizam os horários. A expressão pode ser separada por espaço em branco, caso a disciplina tenha mais de um turno (como neste exemplo). Assim, a expressão do exemplo “236M12345 45T123456” simboliza que haverá aulas segundas, terças e sextas pela manhã nos cinco primeiros horários e nas quartas e quintas pela tarde nos seis horários.

Dúvida 20: No ato da consolidação de estágio supervisionado é necessário indicar a entidade financiadora e não a encontrei na listagem. Como cadastrar entidade financiadora de estágio supervisionado com orientação?

Solução: Deve-se solicitar ao CTIC, via e-mail, sigaa_graduacao@ufpa.br o cadastro da entidade financiadora do estágio supervisionado do aluno. Neste e-mail deve conter as seguintes informações:

  • Nome da entidade financiadora;
  • Sigla;
  • Grupo: se é Capes, CNPq, Estaduais, FAPs, Fundação da IES, Instituições Internacionais, Outras, Própria IES ou SESu;
  • Classificação: se é Empresa Privada, Fundação Estadual de Apoio à Pesquisa, Órgão Estadual, Órgão Federal, Órgão Municipal ou Outros;
  • Unidade Federativa: qual o estado;
  • País: qual o país.

COORDENAÇÃO E VICE COORDENAÇÃO DO CAMPUS/ DIRETOR E DIRETOR ADJUNTO DO INSTITUTO

Dúvida 1: Sou diretor (ou diretor adjunto) do instituto/coordenador (ou vice-coordenador) e não encontro acesso às funcionalidades do mesmo?

Solução:
Possibilidades:
1 - O usuário não está acessando o vínculo certo: chefes (diretores) de instituto recebem um novo vínculo (“chefia/vice-chefia”). Para acessar as funcionalidades relativas ao instituto eles devem acessar este vínculo e em seguida o Portal do Docente. Neste portal aparecerá o menu “Chefia”, onde ele poderá acessar suas funcionalidades.
2 - O vínculo ainda não foi carregado no Sigaa: as permissões de chefia de instituto (diretor de instituto) vem automaticamente do SIAPE quando a PROGEP faz o processamento da Fita Espelho. Caso a função seja nova, é possível que a fita espelho do mês em questão não tenha sido processada. Verificar com PROGEP/Jorge Ronaldo se o mês já foi processado.

Dúvida 2: Sou vice-diretor (diretor acadêmico) do instituto ou vice-coordenador (ou coordenador acadêmico) e não encontro acesso às funcionalidades do mesmo?

Solução:
Possibilidades:
1 - O usuário ainda não tem o vínculo no Sigaa: as permissões de vice-chefia de instituto (vice-diretor de instituto) são atribuídas pelo CIAC. Indicar que eles solicitem a permissão a eles. Documentos necessários: portaria.
2 - O usuário não está acessando o vínculo certo: vice-chefes (vice-diretores) de instituto recebem um novo vínculo (“chefia/vice-chefia”). Para acessar as funcionalidades relativas ao instituto eles devem acessar este vínculo e em seguida o Portal do Docente. Neste portal aparecerá o menu “Chefia”, onde ele poderá acessar suas funcionalidades.

DOCENTES

Dúvida 1: Por que tem turmas de anos anteriores aparecendo no meu Portal do Docente como turma aberta?

Solução: Estas turmas ainda estavam abertas (pendentes de lançamento) no SIE (e foram migradas da mesma forma). Neste caso, o docente deve entrar em contato com a faculdade para que eles solicitem a abertura da consolidação de turmas dos períodos em questão.

Dúvida 2: Como faço para corrigir um conceito que lancei errado?

Solução: O docente precisa solicitar a reabertura da turma do calendário vigente (e, em casos de turmas de períodos anteriores, do período de consolidação) para o CIAC via e-mail ciac@ufpa.br ou novo sagitta (a ser implantado na UFPA) com justificativa. Quando a turma for aberta, o docente poderá alterar o conceito e consolidar (lançar) a turma novamente.

Dúvida 3: É possível consolidar uma turma deixando alunos em aberto (pendente)?

Solução: Não. Diferentemente do SIE, o SIGAA não permite consolidar turmas sem que os conceitos de TODOS os alunos sejam lançados.

DISCENTES

Dúvida 1: Por que não consigo realizar meu cadastro?

Solução: É necessário verificar se alguma informação sobre documentação está pendente ou incorreta. As mais comuns são: RG, CPF, nome da mãe, data de nascimento ou período de entrada. Vá até a coordenação de sua faculdade e solicite a emissão de histórico. Caso haja inconsistências de informações, solicite à coordenação a correção de seus dados cadastrais, que deverá ser encaminhada para o CIAC.

Dúvida 2: Turmas de TCC com problemas. Como proceder?

Solução: Existem cadastros de TCC no SIE em que os alunos foram matriculados com professores errados ou com turmas sem docentes. Nestes casos, o aluno deve procurar a coordenação de seu curso para ajuste das informações.