Pesquisar:
Universidade>Institutos > ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas

: : Informações Gerais

Home page:http://www.ufpa.br/icsa/

  

Concentrando as atividades dos cursos de graduação em  Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Serviço Social e Turismo, o ICSA atua gerenciando os saberes do campo das Ciências Sociais Aplicadas na formação ética de profissionais compromissados com as transformações socioeconômicas. Mantém  programas de Pós-Graduação em Serviço Social (mestrado), Economia (mestrado), Administração (interinstitucional) e Turismo.

A estrutura administrativa para apoio na  formação acadêmica científica,  inclui um escritório e uma Agência Modelo de Turismo que presta  assessorias na organização e planejamento de eventos, como trilhas e viagens; uma  biblioteca setorial que atende os cursos de pós-graduação, dois laboratórios de informática, sendo um específico para Ciências Contábeis e uma Agência Experimental de Gestão, do Curso de Administração, através da qual se realiza a integração do processo de ensino-aprendizagem com a execução de eventos de capacitação, captação e alocação dos alunos em estágios, consultoria empresarial e pesquisas nos assuntos específicos da área de administração.

As atividades de extensão e pesquisa desenvolvidas no ICSA se destacam a partir de:

  Programa Uniterci, -   promove há 15 anos  a reintegração do idoso na sociedade oferecendo cursos de atualização cultural a pessoas com mais de 50 anos,  permitindo troca de conhecimentos entre gerações e produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento humano;

Programa Infância e Adolescencia (PIA) - o Programa Infância e Adolescência - PIA, vinculado a Faculdade de Serviço Social - FASS da UFPA, foi criado na década de 1990 com a intenção de desenvolver atividades extensionistas na área da infância e adolescência.

Atualmente o PIA atua na realização de projetos de extensão em Parceria com o CEDECA-EMAÚS. Organiza e promove ainda atividades de estudos e seminários sobre a temática da família, infância e adolescência no intuito de estimular o debate e o compartilhamento de reflexões e experiências sobre essa área teórico-prática. O PIA tem também como objetivo sistematizar e divulgar estudos, pesquisas e experiências de trabalho na área da infância, adolescência e família.

 Incubadora Tecnológica  de Cooperativas Populares -  projeto executado por um grupo de professores, estudantes, profissionais e técnicos dos cursos de Economia, Contabilidade, Serviço Social e Educação para apoiar  empreendimentos comunitários que desenvolvem atividades econômicas de geração de emprego e renda.

Observatório Paraense de Políticas Municipais -  desenvolve estudos sobre a democratização do acesso e permanência do aluno de origem popular no ensino superior por meio do projeto Conexões de Saberes,  além do planejamento de políticas municipais na Amazônia a partir de diagnósticos sócio-econômicos dos municípios e estudos para formação de banco de dados  sobre a questão da mulher.

Programa de Apoio a Reforma Urbana - presta  assessoria a movimentos comunitários  nas questões da reforma urbana em Belém e teve importante participação na implantação do Programa  Macrodrenagem.

Programa Luamim - destina-se prioritariamente a crianças e adolescentes residentes nos bairros do Guamá e Terra Firme com alto índice de migrantes do Nordeste paraense e do Nordeste do Brasil. Subsidiar Políticas Sociais da Educação e da Cultura com novas tecnologias de intervenção; Estimular crianças e adolescentes a completarem sua formação escolar e contribuírem na construção do seu projeto de vida são alguns dos seus objetivos.

Diretor Geral: Prof.Dr. Marcelo Bentes Diniz

Diretora Adjunta: Prof ª.Drª Maria José de Souza Barbosa

ENDEREÇO:

Cidade Universitária Professor José da Silveira Neto

Rua Augusto Corrêa, N º 1

Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Campus Profissional.

CEP: 66075-110.

CONTATO:

ICSA: ICSA: icsa@ufpa.br




Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110. Caixa postal 479.
PABX +55 91 3201-7000. Belém - Pará - Brasil 2008