Pesquisar:
Universidade > Serviços à comunidade >Hospital Bettina Ferro

: : Informações Gerais

Home-page: http://www.ufpa.br/bettina

      

:: Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza - HUBFS

  Apresentação

Destinado ao ensino, assistência e pesquisa como formação integral de graduação e pós-graduação de profissionais da área da saúde, o Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) foi fundado em 18 de outubro de 1993. Está integrado ao sistema de saúde locorregional como unidade especializada de maior complexidade, sendo retaguarda importante para população do Distrito Sanitário D’Água. Sua inserção é 100% Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo fluxo de pacientes referenciados da rede hierarquizada de saúde.

Forma de atuação - O HUBFS iniciou suas atividades com o perfil voltado para a atenção básica à saúde. Nos últimos cinco anos, reforçou sua atuação multiprofissional na média e alta complexidade. O hospital é uma unidade especializada em Oftalmologia, Otorrinolaringologia – oferecendo Residência nessas duas especialidades – e em Crescimento e Desenvolvimento Infantil. Ainda na área de assistência especializada, ambulatorial e hospitalar, o Bettina pretende tornar-se o primeiro hospital especializado na área de cabeça e pescoço, inclusive com a execução de cirurgias de fissura labiopalatal e implante coclear.Não é uma unidade de atendimento 24 horas, porém, eventualmente, realiza cirurgias de caráter eletivo.

Já na área de assistência multidisciplinar – ambulatorial, o HUBFS possui um Serviço Médico constituído de Clínica Pediátrica, voltada para o serviço de crescimento e desenvolvimento como Triagem, Clínica Cirúrgica, Alergologia, Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia, Neurologia, Gastroenterologia,  Proctologia,  Psiquiatria e Terapias Especializadas, além do Serviço de Apoio Diagnóstico (raio-x, eletrocardiograma, endoscopia digestiva alta) e dos Programas Especiais. Os Serviços Complementares são: Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Farmácia Hospitalar, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Todos os serviços do HUBFS reforçam a ideia de implantação do modelo multiprofissional de atenção à saúde, preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Entre consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos, o Bettina oferta cerca de 51.230 atendimentos ao mês. Para manter e aumentar a oferta, a instituição está trabalhando a modernização da gestão, que já apresenta resultados positivos por meio do Serviço de Humanização, Ouvidoria, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, entre outros.

Homenagem - O nome HUBFS é uma justa homenagem à professora e médica Bettina Ferro de Souza, especialista em Clínica Médica e Cardiologia, formada pela antiga Faculdade de Medicina do Pará. Sua trajetória profissional foi marcada pela dedicação ao estudo das questões da saúde pública no Estado, contribuindo para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, com um forte envolvimento humanístico. Devido a sua atuação, foi admirada pelos colegas da instituição, de profissão e alunos. Ela morreu aos 80 anos, no dia 16 de janeiro de 1993, ano de criação do hospital.

Endereço: Campus IV da UFPA, em Belém – Rua Augusto Corrêa nº 01, Bairro Guamá, com acesso pela avenida Perimetral, Bairro da Terra Firme.

Diretor Geral: Prof. Dr. Paulo Roberto Alves de Amorim

e-mail: pamorim@ufpa.br

Diretor-adjunto: Renato Ferreira da Silva, farmacêutico bioquímico

e-mail: rfsilva@ufpa.br

Fones: 3201- 7283 / 3201 7815

E-mail: hubfs@ufpa.br


Universidade Federal do Pará - Rua Augusto Corrêa, 01 - Guamá. CEP 66075-110. Caixa postal 479.
PABX +55 91 3201-7000. Belém - Pará - Brasil 2008