Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Consepe aprova edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2022
Início do conteúdo da página

Consepe aprova edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2022

  • Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 18h01

PSE 2022 1

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou o Edital do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2022-1) em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 26 de outubro. Para a seleção, está prevista a abertura de 394 vagas para indígenas e 394 para quilombolas, em 197 ofertas de cursos de graduação sediados em onze campi da UFPA. O edital deve ser publicado ainda em outubro e as inscrições iniciam em novembro, por meio da página do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA)

O Processo Seletivo Especial 2022-1 ofertará vagas exclusivamente para candidatos(as) indígenas e quilombolas que não foram admitidos(as) em curso superior e que se encontrem em condições de vulnerabilidade socioeconômica. Portanto, para a inscrição no processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá comprovar seu pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, sendo residente ou não de sua comunidade. 

A seleção será realizada em duas etapas: uma prova de redação em Língua Portuguesa, prevista para ocorrer em janeiro de 2022, e uma entrevista, que deverá ser realizada em fevereiro de 2022. Ambas as etapas terão caráter classificatório e eliminatório. As provas para candidatos (as) indígenas serão realizadas em Altamira e Belém, e as provas para candidatos(as) quilombolas ocorrerão em Abaetetuba, Belém, Castanhal, Cametá e Soure. 

Inscrições - As inscrições serão realizadas via internet, por meio da página do Centro de Processos Seletivos (CEPS/UFPA). Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) poderá indicar sua primeira opção de curso e poderá também indicar uma segunda opção de curso. Caso não seja aprovado(a) em sua primeira opção, o (a) estudante poderá concorrer às vagas não preenchidas no curso escolhido para a sua segunda opção. As vagas que não forem ocupadas por representantes de um grupo podem ser ocupadas automaticamente por candidatos(as) do outro grupo.

Para a homologação das inscrições, a documentação apresentada será analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e docentes da UFPA. 

O PSE Indígenas e Quilombolas integra as políticas afirmativas da UFPA para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior. Na elaboração do edital, a Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA contou com a colaboração da Assessoria de Diversidade e Inclusão da UFPA, da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da UFPA (APYEUFPA) e da Associação de Discentes Quilombolas (ADQ), em diálogo com as comunidades indígenas e quilombolas do estado do Pará.

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página