Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Material didático apresenta as culturas amazônidas de modo lúdico
Início do conteúdo da página

Material didático apresenta as culturas amazônidas de modo lúdico

  • Publicado: Sexta, 24 de Junho de 2022, 18h14

Livro Brinquedo Cantado Portal

A região amazônica é um espaço com fortes expressões culturais e religiosas, onde diversos povos exploram suas crenças, narrativas e músicas. É buscando trazer essas temáticas de modo lúdico para todas as idades que será lançado o livro didático “Brinquedo Cantado da Amazônia: lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia Volume 1", no dia 27 de junho, às 19h, no auditório da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa), localizada na Avenida Conselheiro Furtado, em Belém.

A obra é pensada para facilitar o ensino das crenças e lendas nortistas de maneira divertida e artística, desenvolvendo a regionalização enquanto aborda temas como as raças e raízes, o cheiro cheiroso, a manga, o boto, a matinta pereira, a vitória régia, a lenda do açaí, o miriti, e muitos outros que preservam ludicamente as diversas matrizes etnico-culturais presentes na Amazônia.

O maior impacto que acreditamos que o livro terá será levar às escolas públicas um modo de ser e estar na Amazônia. Apresenta um repertório de lendas, causos, músicas, danças com ritmos paraenses, uma possibilidade de figurino para cada canção e ritmo, além de cenários que podem ser construídos pelos professores com materiais de baixo custo. Tudo isso pode ser desenvolvido na escola, não apenas pelos professores de Artes, mas a partir de uma visão interdisciplinar de educação, por todos os que se preocupam com as culturas dos povos amazônicos”, informa Simei Andrade, uma das organizadoras do projeto.

Livro Brinquedo Cantado Portal 2O material didático "Brinquedo Cantado na Amazônia" é uma iniciativa da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), sendo o resultado de pesquisas realizadas desde 2011 para torná-lo de fácil entendimento e manuseio, e apresenta um livro e um CD com 16 músicas de interpretação do Quarteto Ellegbara e Gigi Furtado, também disponíveis no Spotify e Deezer.

As escolas públicas e privadas interessadas em adquirir uma cópia do conteúdo podem emitir a solicitação por e-mail para a ETDUFPA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou à Faculdade de Dança (Fadan) (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para receber o material didático. A obra também está disponível gratuitamente em formato e-book.

Serviço
Lançamento Material Didático “Brinquedo Cantado da Amazônia: Lendas, música, teatro, dança, figurino e cenografia Volume 1”
Local: Auditório da Escola de Música da UFPA, localizado na Avenida Conselheiro Furtado, 2007.
Data: 27 de junho de 2022
Hora: às 19h
Entrada franca

Texto: João Freitas - Assessoria de Comunicação institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página