Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA lança hotsite comemorativo do Centenário de José Saramago
Início do conteúdo da página

UFPA lança hotsite comemorativo do Centenário de José Saramago

  • Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 12h44

WhatsApp Image 2022 08 10 at 12.17.01

A Universidade Federal do Pará (UFPA) celebra com várias atividades o Centenário de José Saramago, único escritor de língua portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, e divulga a programação por meio de um hotsite. No endereço centenariosaramago.ufpa.br, é possível encontrar, entre outros conteúdos, detalhes dos eventos comemorativos na UFPA e o histórico dos diálogos estabelecidos pela Universidade com a Fundação José Saramago.

A primeira atividade do Centenário de José Saramago na UFPA em 2022, que também integra a programação oficial do Centenário, com o apoio da Fundação José Saramago, é o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”. O evento ocorre de 22 a 24 de agosto de 2022, no Centro de Eventos Benedito Nunes, com a presença confirmada de Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago. O curador do evento é o pesquisador português Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário de José Saramago, com cocuradoria de Simone Neno e Germana Sales, ambas da UFPA.

No hotsite do Centenário já é possível conferir a programação do Colóquio Internacional, que prevê, na abertura, a partir das 16h do dia 22 de agosto, apresentação especial da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, com a regência do maestro Miguel Campos Neto e da maestra Cibelle Donza, e participação da solista Dayse Addario. Após a apresentação musical, haverá a mesa oficial com o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; a vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro; a presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río; e o curador do colóquio, Carlos Reis, que também fará a Conferência Inaugural. No final do primeiro dia, também haverá o lançamento e a sessão de autógrafos do livro Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social, de José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis, coedição da Editora da UFPA e da Fundação José Saramago.

Nos dias 23 e 24 de agosto, a programação prosseguirá com palestra e mesas-redondas sobre a obra e o pensamento de José Saramago, com a participação de convidados nacionais e locais, bate-papo com editores, além das conferências de Pilar del Río e da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, da Universidade de São Paulo.

No dia 16 de novembro de 2022, data dos 100 anos de nascimento do homenageado, será realizado, no Theatro da Paz, um concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, regida pelo maestro Miguel Campos Neto. Integrarão também o espetáculo a solista Dione Colares e o Coro Universitário da UFPA (Coruní), regido pela maestra Cristina Owtake.

UFPA e Fundação José Saramago - No hotsite do Centenário de José Saramago na UFPA também é possível conferir o histórico das interações entre a Universidade e a Fundação José Saramago, que remonta a 2013. Nesse ano, foi publicado, pela primeira vez no Brasil, pela Editora da UFPA (ed.ufpa), em coedição com a Fundação José Saramago, o livro Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo, que reúne textos de José Saramago sobre a sua própria trajetória literária, e Democracia e Universidade, que traz dois textos de José Saramago sobre democracia, então inéditos no Brasil. Nesse mesmo ano, a UFPA promoveu, pela primeira vez no Brasil, a encenação do Memorial do Convento, teatro musical do livro homônimo de José Saramago, concebido e dirigido por Vera Barbosa. O evento foi realizado por meio da Editora da UFPA (ed.ufpa), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), em parceria com a Fundação José Saramago. 

Em 2018, a UFPA exibiu, no Centro de Eventos Benedito Nunes, o filme José e Pilar, do cineasta português Miguel Gonçalves Mendes, que narra o cotidiano do Prêmio Nobel de Literatura José Saramago e da jornalista Pilar del Río. No final desse ano, com o apoio da Reitoria da UFPA e da Fundação José Saramago, chegou a Belém a exposição "SARAMAGO – os pontos e a vista", sob a curadoria de Marcello Dantas, produzida pela Magnetoscópio, com o patrocínio do Banco Santander, por meio da Lei Rouanet. A exposição esteve em cartaz no Museu do Estado do Pará (MEP), de 15 de dezembro de 2018 a 17 de fevereiro de 2019. Na abertura, foi lançada pela Editora da UFPA a obra Diálogos com José Saramago, de Carlos Reis.

Em novembro de 2021, início das celebrações oficiais do Centenário de José Saramago, a UFPA promoveu, em parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil, com o Vice-Consulado de Portugal em Belém e com a Prefeitura Municipal de Belém, a leitura do conto A maior flor do mundo, de José Saramago, por estudantes da Escola de Aplicação da UFPA e de mais de 80 escolas públicas municipais em Belém.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “O Centenário de José Saramago é uma oportunidade para celebrarmos a Democracia e a Liberdade, a Cultura e a Ciência, as Artes e a Literatura. A leitura de Saramago contribui com o enfrentamento do obscurantismo e do negacionismo do início deste século”.

As celebrações do Centenário de José Saramago na UFPA contam com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil, do Vice-Consulado de Portugal em Belém, da Fundação José Saramago, do Camões - Instituto da Cooperação da Cultura e da Língua de Portugal, da Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e do Grupo Paraense de Decoração (GPD).

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página