Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Trombose venosa: tipo mais comum da doença pode ter pacientes com mobilidade reduzida como um fator de risco
Início do conteúdo da página

Trombose venosa: tipo mais comum da doença pode ter pacientes com mobilidade reduzida como um fator de risco

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 11h47

Portal 2022 17

A trombose atinge cerca de 180 mil pessoas, por ano, no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). A mais comum, trombose venosa, pode ser evitável por meio de medidas simples. O Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH), em alusão ao Dia Nacional de Combate à Trombose, data dedicada ao enfrentamento da doença, dia 16 de setembro, informou à população os cuidados com essa enfermidade e o tratamento disponível via SUS aos usuários encaminhados para o referido hospital.  

Dependendo do tipo de trombose, na artéria ou na veia, a doença pode provocar sintomas diferentes. A pessoa com trombose venosa pode apresentar dores nas pernas, endurecimento da musculatura, “vermelhidão” e “sensação de peso” nos membros inferiores. Ressalta-se que a trombose venosa é caracterizada pela formação de trombos (coágulo sanguíneo), que podem causar o bloqueio parcial ou, nos casos mais graves, total da circulação sanguínea nos vasos. 

“Os pacientes que tiveram sua mobilidade reduzida ou comprometida, ou têm alguma comorbidade, internados há algum tempo, podem ter um fator de risco para a trombose venosa. Aqui, no Hospital Barros Barreto, essa pessoa fica em acompanhamento, inclusive quando recebe alta de algum outro tratamento, como em um pós-operatório. A enfermagem também tem um papel fundamental no tratamento dessa doença, auxilia orientando os pacientes sobre os cuidados com o seu estado inflamatório”, alerta o chefe da Unidade Cardiovascular do HUJBB, doutor Victor Guerreiro. 

Dessa forma, para não haver agravamentos, esse paciente tem que ser acompanhado mais de perto. “Daí a importância de protocolos de atendimento específico para esse público. Aqui, no Hospital Barros, já implementamos e utilizamos um”, cita o cirurgião vascular

Para diagnosticar a trombose, o HUJBB, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dispõe aos pacientes encaminhados via SUS exame de ultrassonografia vascular. Após uma avaliação clínica, caso haja dúvida ou necessidade de aprofundamento, o paciente pode também dispor de tomografia. Como tratamento, de modo geral, utiliza-se a medicação anticoagulação. 

Como prevenção, recomenda-se: - manter uma dieta equilibrada; - praticar exercício físico regularmente; - ingerir bastante líquido e; - procurar orientação médica para o uso de meias elásticas ou para a análise de varizes. 

Para mais informações, acesse o site do HUJBB.

Texto: Victor Hudson – Jornalista CHU-UFPA/EBSERH, com informações da Unidade do Sistema Cardiovascular do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB-UFPA/EBSERH). 
Imagem: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página