Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe visita internacional do professor Miguel Torres, da Cepal-ONU
Início do conteúdo da página

UFPA recebe visita internacional do professor Miguel Torres, da Cepal-ONU

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 11h59

Portal 2022 15

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá a visita internacional do professor Miguel Torres, pesquisador da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, pertencente à Organização das Nações Unidas (Cepal-ONU), no período de 26 a 30 de setembro. A realização é do Laboratório de Política Econômica e Desenvolvimento Produtivo (Laped) e do Laboratório de Economia Aplicada (Labea), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) e em Economia (PPGE), da Faculdade de Administração (FAAD) e de Economia (FacEcom), com o apoio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e de Relações Internacionais (Prointer).  

O evento é resultado do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI/UFPA) e objetiva estreitar as relações de pesquisa entre a Cepal e os Departamentos de Economia e Administração do ICSA/UFPA, bem como fortalecer os seus programas de pós-graduação. Além disso, a programação visa disponibilizar aos alunos o contato com o pesquisador e com as oportunidades de trabalho e estudos disponíveis no exterior.

“A maior importância do evento reside no estímulo em ampliar o leque de possibilidades dos alunos, no que se refere à pesquisa e potenciais trajetórias internacionais para a carreira de economista e administradores oriundos da UFPA”, sintetiza o professor Wallace Marcelino Pereira, um dos organizadores da visita.

Na agenda da visita, há três aulas abertas ao público. No dia 27, às 18h30, o visitante internacional ministrará a palestra “A América Latina e o estruturalismo no século XXI: perspectivas econômicas e sociais para o Chile e para o Brasil”. A aula magna terá como tema “O pensamento estruturalista e a economia latino-americana recente: limites e desafios políticos e econômicos” e será no dia 28, às 9h30. Por fim, Miguel Torres falará sobre “O pensamento estruturalista, origens, evolução, limites e desafios”, no dia 29 de setembro, às 8h30. Toda a programação ocorre no auditório do ICSA, Campus Profissional, UFPA – Guamá. 

Além disso, o pesquisador participa de reuniões internas com professores da FAAD, da FacEcom, do PPGAD e do PPGE para discutirem as estruturas de pesquisa da Cepal e do ICSA. Também haverá agendas com representantes da Propesp e da Prointer/UFPA, bem como com a Fundação Guamá de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá). 

Sobre o pesquisador - O pesquisador Miguel Torres é economista formado pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade do Chile. Entre os anos de 2005 e 2008, atuou como assessor regional da Secretaria Executiva da Cepal. Desde setembro de 2008, é editor chefe da Revista Cepal, uma publicação das Nações Unidas, de acesso aberto, com foco em trabalhos acadêmicos voltados para temas relacionados à macroeconomia, ao desenvolvimento econômico e para temas correlatos relacionados à região.

Além disso, o referido pesquisador conduz pesquisas na área de crescimento, desenvolvimento econômico e economia agrícola com ênfase em análise quantitativa. Recentemente, trabalhou em pesquisas que buscam uma visão renovadora do Desenvolvimento na América Latina, abordando temas relacionados à história econômica e o estudo do pensamento da Cepal sobre o desenvolvimento.

Para participar da programação aberta ao público, não é preciso fazer inscrição. Todos(as) os(as) interessados(as) nos temas das aulas e palestras estão convidados(as).

Serviço

Visita internacional do professor Miguel Torres, pesquisador da Cepal-ONU

Data: de 26 a 30 de setembro

Aulas abertas: 27/9 18h30 ; 28/99h30; 29/98h30 .

Local: Audiótio do ICSA, Campus Profissional, UFPA – Guamá.

Programação aberta ao público.

 

Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Imagem: Reprodução Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página