Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia quinta edição de Colóquio Internacional com inscrições de trabalhos até 30 de setembro
Início do conteúdo da página

UFPA sedia quinta edição de Colóquio Internacional com inscrições de trabalhos até 30 de setembro

  • Publicado: Sexta, 23 de Setembro de 2022, 14h12

5dcima

Entre os dias 8 e 11 de novembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará o V Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia (DCIMA), realizado pelo Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai). Com o tema “Outros Possíveis”, o evento vai reunir pesquisadores nacionais e internacionais. O objetivo é visibilizar e fortalecer formas de vida diferentes das normas estabelecidas pelo modo de vida capitalista, baseado em valores da colonização, que colocam em relevo o patriarcado, o racismo, a homofobia e ainda continuam estabelecendo verdades sobre culturas inferiores e superiores. A programação ocorrerá nos auditórios e nas salas de aula do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA) e no Auditório Setorial Básico II.

O DCIMA se configura como um evento internacional e plural que possibilita o diálogo com diferentes pontos de vista, como o dos estudos em Linguística, Literatura, Antropologia, Educação, História, Comunicação e Artes. Para a coordenadora do evento, Ivânia dos Santos Neves, outros possíveis representam o respeito incondicional aos direitos humanos e à pluralidade cultural, linguística, religiosa, de gênero. “Não podemos mais admitir que a vida de uma parte privilegiada da população importe mais que outras, quer seja nas fronteiras dos garimpos na Amazônia, nas favelas do Rio de Janeiro, na Faixa de Gaza ou mesmo nas tiranias da intimidade das casas de família”, afirma.   

Programação - A programação do evento conta com minicursos, mesas, conferência, mostra de audiovisual e simpósios temáticos para apresentações e discussões de trabalho, todos versando sobre “outros possíveis”. As mesas vão abordar temas como “Mulheridades, palavras indígenas e relações de poder”; “O governo da língua: imposições e resistências”; “Sobre palavras, poderes, territórios e afetos”; “Resistência Guarani-Kaiowá”; “A revolução linguística no Baixo Tapajós”; “Os discursos sobre a Comissão da Verdade” e “Outros possíveis LGBTQI+”, sob o olhar e perspectiva de pesquisadores como a professora Eva Potyguara (ISPK-RN), a professora Maria do Rosário Gregolin (Unesp-Araraquara), a professora Marcela Vechione (UFPA), a professora Luciana de Oliveira (UFMG), a professora Sâmela Ramos (Unifap), Angelina Anjos (relatora da Comissão da Verdade do Pará), o professor João Manuel de Oliveira (Instituto de Psicologia de Lisboa), entre outros de bastante destaque nos temas mencionados.    

Destacam-se também a Roda de conversa com discentes indígenas e professores indígenas nas universidades brasileiraseas Conferências “Outras formas de combate à violência de gênero”, com a professora Angélica Motta (Universidad de San Marco – Peru), e a de encerramento, com o professor Gersem Baniwa (UnB), além dos quinze simpósios temáticos, que vão discutir temas a exemplo de “Literatura e decolonialidade”; “Mídias, convergência e discurso” e “Arte, corpo e subjetividade”. Já na área cultural, o DCIMA conta com mostra audiovisual e com a apresentação de “Um canto para Mairi”.

Inscrições e prazos - Há duas modalidades de inscrição: apresentação de trabalho e ouvinte. As inscrições seguem abertas até 8 de novembro. O prazo para submissão de resumos é até 30 de setembro.

Serviço

V Colóquio Internacional Mídia e Discurso na Amazônia – V DCIMA

Universidade Federal do Pará, de 8 a 11 de novembro.

Mais informações:

https://gedaiamazonia.com.br/dcima5/

Texto e imagem: Camille Nascimento - Divulgação do evento

registrado em:
Fim do conteúdo da página