Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Últimos dias para inscrições no Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola - PSE I/Q 2023
Início do conteúdo da página

Últimos dias para inscrições no Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola - PSE I/Q 2023

  • Publicado: Quinta, 29 de Setembro de 2022, 14h37

PSE IQ 2023 PORTAL

O prazo para inscrição no Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola - PSE I/Q 2023 encerra no próximo dia 3 de outubro, segunda-feira. O PSE I/Q oferta duas vagas em cada um dos 193 cursos de graduação da Universidade Federal do Pará. As solicitações de inscrição podem ser realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico .

Para se inscrever no processo, é preciso comprovar pertencimento étnico na condição de indígena ou quilombola, residente ou não em comunidade indígena (aldeia) ou comunidade quilombola (quilombo), mediante apresentação original da Declaração de Pertencimento Étnico. Todos os detalhes sobre a documentação necessária estão disponíveis no edital, acessível aqui

As provas do PSE - I/Q 2023 serão realizadas nas seguintes cidades do estado do Pará: Abaetetuba, Altamira, Belém, Breves, Castanhal, Cametá e Soure, para candidatos(as) quilombolas; Altamira e Belém, para candidatos(as) indígenas. As etapas do PSE - I/Q 2023 serão de uma prova de redação em Língua Portuguesa, prevista para ser realizada no dia 6 de novembro; e uma etapa de entrevistas individuais, entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2022, em que os(as) concorrentes serão avaliados(as) individualmente, conforme calendário a ser divulgado durante o processo. 

O Edital do PSE Indígena e Quilombola é resultado do trabalho de interlocução entre estudantes indígenas e quilombolas, por meio de suas Associações, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - Proeg, da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social - ADIS, da Superintendência de Assistência Estudantil - Saest e do CEPS. O objetivo é a materialização de ações afirmativas, assumidas pela Universidade como importante política para o acesso - e também a permanência - de cada vez mais jovens oriundos de povos e comunidades tradicionais no ensino superior. 

Reoferta - Uma das novidades previstas para o PSE-Indígenas e Quilombolas 2023 é a realização da reoferta, modalidade que foi novidade no Processo Seletivo 2022 (PS 2022) e que agora também será realizada, de maneira diferenciada, no PSE-IQ. A ideia da reoferta é dar a possibilidade de os(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo seletivo e não classificados(as) em suas escolhas iniciais optarem por concorrer a uma vaga em outro curso que tenha vagas não preenchidas, disponibilizadas pela reoferta. O processo otimiza a ocupação de vagas em cursos de graduação da UFPA e amplia as possibilidades de entrada dos inscritos na seleção.

Segundo o cronograma das etapas do Processo Seletivo, após o início das inscrições e a entrega dos documentos, a ocorrerem de 8 de setembro a 3 de outubro de 2022, será realizada a análise documental, de 12 a 20 de outubro de 2022; a publicação da homologação preliminar das inscrições no dia 24 de outubro de 2022, com prazo para recursos; sendo o resultado definitivo da homologação das inscrições previsto para 31 de outubro. Após a aplicação das provas de redação e da etapa de entrevistas individuais, o resultado final é esperado para que os(as) candidatos(as) possam ingressar na Universidade, em 2023. 

Serviço:

Edital do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola - PSE I/Q 2023

Inscrições: até as 23h59 do dia 3 de outubro de 2022.

Mais informações, na página do processo

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página