Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > III Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos reúne pesquisadores de diferentes instituições na UFPA
Início do conteúdo da página

III Colóquio Internacional Atualidade dos Clássicos reúne pesquisadores de diferentes instituições na UFPA

  • Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 15h09

Colóquio Clássicos Poesis

De 5 a 7 de dezembro, o Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção (Poiesis)  vai realizar o III Colóquio   Internacional  Atualidade dos Clássicos (CIAC). O evento ocorrerá na modalidade híbrida, com atividades presenciais no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,  das 8h às 12h30, e com a programação virtual transmitida  peloCanal do POIESIS no YouTubeentre  18h30 e 20h.

Realizado desde o ano de 2018, a cada dois anos,  o evento  reunirá pesquisadores de Estudos Clássicos, destacando-se as áreas de Filosofia Antiga, Letras Clássicas e História Antiga/Arqueologia Clássica. E, para esta terceira edição,  o Poiesis   retoma antigas parcerias com os professores Jacyntho Brandão e Maria Cecília Coelho, da Universidade Federal de Minas Gerais  (UFMG); Orlando Araújo, da Universidade Federal do Ceará (UFC); e Rogério de Campos, da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). 

“Para ampliar o rol de participantes, novas parcerias foram agregadas,  entre elas,  Cesar de Alencar, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP); Emiliano Buis, UBA/CONICET/AADEC; Fábio Vergara e Francisco Marshall, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Gisele Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Julia Avellar, da Universidade Federal de Uberlandia (UFU); Martha Irigoyen, da Universidade Nacional Autonôma  do México (UNAM); Rafael Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Vivianne Moreira, da Universidade  Federal do Paraná (UFPR)”, destaca a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Poiesis.

O evento não terá inscrições antecipadas para participação de ouvintes, mas será passada lista de presença na modalidade presencial e formulário de presença para aqueles que participarem virtualmente.

Programação - O colóquio iniciará presencialmente, na manhã do dia 5, com a Conferência “A política da vertigem, o antropoceno e os textos antigos’, proferida pelo professor Marco Formisano.  Na ocasião, terá início o minicurso “Uma outra história dos estudos clássicos''. A programação também contempla mesas presenciais e virtuais, mostra de pesquisas de graduandos e pós-graduandos, além de lançamentos de livros.

“Sendo o Poiesis um grupo de Filosofia Antiga que recepciona áreas afins, convidamos pesquisadores com formação na área de Estudos Clássicos, para marcar a diversidade de abordagens, envolvendo a atualidade dos clássicos. A proposta de realização dessa   versão do evento se deu por meio de contato com o professor de Literatura Latina Marco Formisano, da Ghent University (Bélgica), que participou da versão virtual do II CIAC e se propôs  a vir à UFPA ministrar uma conferência”, conta a professora Jovelina Ramos.

Para acompanhar a programação completa e ter mais informações sobre o evento e os convidados, acesse a página do evento.

Serviço:

 III Colóquio   Internacional   Atualidade dos Clássicos

Data: 5 a 7 de dezembro de 2022.

Local: Auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas,  das 8h às 12h30, e no Canal do POIESIS no YouTubedas 18h30 às 20h.

Saiba mais sobre a programação aqui.

Texto e imagem: Assessoria IFCH/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página