Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp divulga edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV)
Início do conteúdo da página

Propesp divulga edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV)

  • Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 14h35

Edital PAEV

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA) divulgou o edital de seleção de propostas para o Programa de Apoio à Realização de Eventos (PAEV). O edital vai receber propostas a partir do dia 27 de fevereiro, encerrando no dia 30 de março. O objetivo é conceder recursos para as despesas referentes à realização de eventos científicos realizados no estado do Pará, podendo ser em formato remoto, como webinários, webcursos, lives, ou presencial. Ao todo, foram disponibilizados cerca de R$300.000,00 para a promoção de eventos científicos nacionais e internacionais.

As propostas devem ser submetidas por pesquisadores ou técnicos, portadores da titulação de doutor e com credenciamento de docente permanente nos Programas de Pós-Graduação da UFPA. Também podem se inscrever unidades acadêmicas da UFPA que desejem organizar eventos científicos, presenciais ou remotos, no Pará. Nesses casos, a unidade acadêmica deverá designar um servidor com título de doutor e credenciado como docente permanente em um PPG, para representar a proposta. 

O valor para a concessão de cada proposta será avaliado de acordo com o número de submissões. Cabe aos beneficiados enviar um e-mail para a Diretoria de Pesquisa da Propesp, solicitando os recursos após a publicação do resultado final.

Como submeter sua proposta - Os interessados devem se cadastrar como pesquisadores no Sistema de Apoio à Pesquisa - Siapesq. Após o cadastro, o proponente deve preencher o formulário e anexar no sistema os documentos solicitados.

As propostas para eventos nacionais devem apresentar entidades associativas nacionais, podendo ser ou não de caráter itinerante. É necessário, ainda, que a comissão organizadora seja composta por representantes de duas ou mais instituições nacionais com qualidade reconhecida e que o Comitê Científico do evento apresente pesquisadores e palestrantes de diferentes estados do país, provenientes de instituições nacionais e com produções científicas ou atuação acadêmica reconhecida nacionalmente.

Para a realização de eventos internacionais, é imprescindível apresentar uma comissão organizadora composta por pelo menos um representante de uma instituição estrangeira reconhecida internacionalmente e um comitê científico com a maioria de membros de instituições estrangeiras. Também é solicitado que grande parte dos conferencistas convidados sejam de instituições internacionais de qualidade comprovada. O evento também deve ter uma chamada internacional para a submissão e apresentação de trabalhos nas línguas definidas.

Os coordenadores das propostas não podem  apresentar pendências anteriores na Propesp. Os recursos financeiros serão enviados para o campus ao qual o coordenador da proposta está vinculado, e cabe aos beneficiados inserir a referência à Propesp/UFPA no material de divulgação do evento.

Serviço:

Edital 05/2023 - Programa de Apoio à Realização de Eventos - Propesp

Inscrições de 27 de fevereiro a 30 de março

Inscrições via Sistema de Apoio à Pesquisa - Siapesq

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Rebeca Amaral - Arquivo Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página