Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Amigo(a) Internacional recebe inscrições para tutores para estudantes estrangeiros
Início do conteúdo da página

Programa Amigo(a) Internacional recebe inscrições para tutores para estudantes estrangeiros

  • Publicado: Quarta, 22 de Março de 2023, 17h28

Amigo Internacional Foto Alexandre de Moraes

Ao longo dos seus 65 anos, a Universidade Federal do Pará se tornou uma das principais lideranças acadêmicas e científicas na Amazônia, por sua excelência e contribuição para a promoção da cidadania e da transformação da realidade social da região e de seus moradores, sejam nativos ou estrangeiros. Marcada pela prática de uma política de acolhimento, a UFPA possui diversas iniciativas voltadas para a inclusão e a diversidade em seus 12 campi, incluindo a recepção de estudantes estrangeiros provenientes de programas de mobilidade internacional. No sentido de receber todos da melhor forma possível, a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) criou o Programa  Amigo(a) Internacional, voltado para o acolhimento desses estudantes que estão chegando à UFPA, vindos de diferentes países, no mundo todo.

O(A) Amigo(a) Internacional é uma ajuda para aqueles(as) que acabam de chegar a um ambiente novo, com uma cultura completamente diferente da qual estão acostumados(as). Destinado para a comunidade interna da UFPA, o programa pretende sensibilizar e recrutar estudantes, docentes e técnicos para auxiliarem no acolhimento dos(as) alunos(as) estrangeiros(as) em mobilidade, especialmente nos meses que antecedem os períodos letivos. Esse tipo de auxílio mais pessoal contribui para uma melhor qualidade do tempo de adaptação a um novo país, além de ser uma oportunidade de conhecer novas culturas, fazer amigos e praticar competências linguísticas. 

Segundo o pró-reitor de Relações Internacionais, professor Edmar Costa, há uma considerável carga de estresse relacionado ao ingresso em uma instituição de ensino. Esse estresse é seguramente maior quando o recém-chegado vem de outro país, com a prática de um idioma diferente, sem apoio familiar ou de amigos e, muitas vezes, com bagagem cultural bastante diferente da nossa. O apadrinhamento por um membro da nossa comunidade representa um auxílio inestimável para reduzir essa carga de estresse, seguramente. 

Como funciona - Disponível no início de cada período letivo (março e agosto), o programa possui duas modalidades: Amigo (a) Internacional Hostel, que oferece uma hospedagem, durante uma ou duas semanas, para o(a) estudante estrangeiro(a); e o Amigo (a) Internacional Itinerante, voltado para a demonstração do percurso de transporte coletivo do local de moradia do estudante até a UFPA e apresentação dos principais locais dentro do campus.

Em ambas as categorias, o(a) Amigo(a) Internacional poderá ter outras atribuições também voltadas para facilitar a chegada e adaptação desse estudante em um novo país e universidade, como: apresentar e fornecer informações sobre os campi da UFPA e sobre a cidade de Belém, atuando como facilitador para o(a) estudante estrangeiro(a) até que ele(a) tenha autonomia de locomoção; auxiliar na abertura de conta bancária e obtenção de Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM; facilitar a integração dos(as) estudantes na comunidade local e acadêmica; apoiar atividades práticas institucionais, como tirar carteira de estudante, fazer matrículas e outros detalhes da vida de um estudante da UFPA; além de participar de atividades sociais, culturais, esportivas e acadêmicas promovidas pela Universidade Federal do Pará ou por outras instituições.

Ao final das atividades, o programa oferece aos(às) estudantes voluntários(as) um certificado emitido pelas Pró-Reitorias Prointer/Proex, contabilizando a carga horária das atividades exercidas, que poderão contar como atividades de extensão acadêmica ou atividades complementares. O certificado também contará como pontuação extra que poderá ser utilizada em futuras candidaturas em programas de mobilidade, por meio de editais da Prointer/UFPA.

Inscrições - As inscrições para ser um(a) Amigo(a) Internacional já estão abertas e podem ser realizadas por meio do preenchimento de uma ficha de inscrição, disponibilizada no site da Prointer. A ficha deverá ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o assunto “Ficha de inscrição Amigo(a) Internacional”, com um arquivo, em formato PDF, com o seguinte nome: Ficha_de_inscrição_nome_do_candidato.pdf. A partir dessa manifestação, os(as) interessados(as) devem aguardar o contato da Diretoria de Mobilidade Acadêmica para que seja iniciada a participação como Amigo(a) Internacional. 

Serviço:

Programa Amigo(a) Internacional

Inscrições: abertas no dia 13 de março, seguem em fluxo contínuo até o segundo semestre.

Formulário de inscrições

Ficha de inscrição Amigo(a) Internacional Hostel

Termo de Compromisso

Mais informações sobre o programa aqui.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página