Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Center for World University Rankings aponta a UFPA entre as melhores universidades do mundo
Início do conteúdo da página

Center for World University Rankings aponta a UFPA entre as melhores universidades do mundo

  • Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 15h52

CWUR

O Center for World University Rankings (CWUR) divulgou, nesta semana, seu ranking mundial de universidades 2023, no qual a Universidade Federal do Pará (UFPA) se destaca na lista das 2 mil melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo, entre 20.531 universidades mapeadas. A UFPA está na 1.206ª posição global e 29ª entre as brasileiras. Se for considerada apenas a classificação em pesquisa, a Instituição figura na 1.154ª posição.

A metodologia do ranking trabalha com o levantamento de dados públicos, sem a necessidade de as instituições disponibilizarem informações. Considera, para análise e pontuação, quatro indicadores: qualidade da educação (mensurada pelo sucesso acadêmico de ex-alunos), empregabilidade de ex-alunos, qualidade do corpo docente (medida pelo número de pesquisadores que receberam distinções acadêmicas de prestígio) e desempenho de pesquisa, computando-se o número de trabalhos publicados, de artigos em periódicos de alto impacto e influentes e o número de citações.

Ao todo, 54 instituições brasileiras integram a lista das primeiras 2 mil, com a Universidade de São Paulo (USP) na primeira posição. Na Região Norte, a UFPA lidera, seguida do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Sobre o CWUR – O Center for World University Rankings é uma organização de consultoria política e educacional sediada nos Emirados Árabes Unidos. Publica rankings globais desde 2012.

Outros rankings – A UFPA também tem se destacado em outros rankings internacionais. Entre os últimos resultados publicados, a UFPA esteve na 75ª colocação no Times Higher Education Latin America University Rankings 2022; entrou pela primeira vez, em 2022, no QS World University Ranking 2023, na faixa 1201-1400 das melhores instituições do mundo; performou entre as 400 melhores universidades do mundo em impacto no desenvolvimento sustentável no THE Impact Rankings 2022 e melhorou 75 posições no SCImago Institutions Rankings 2022, ocupando a 636ª posição no mundo.

Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional

registrado em:
Fim do conteúdo da página