Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Novo período de avaliação institucional do Programa “Avalia! UFPA” começa no dia 23 de julho
Início do conteúdo da página

Novo período de avaliação institucional do Programa “Avalia! UFPA” começa no dia 23 de julho

  • Publicado: Sexta, 19 de Julho de 2019, 15h01

PROEG Campanha Avalia Portal da UFPa

A partir do dia 23 de julho, começa o novo período de avaliação institucional do Programa “Avalia! UFPA”. Neste primeiro momento, o questionário estará disponível para os docentes durante o período de lançamento dos conceitos no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SiGAA. Para a comunidade discente, a avaliação ocorrerá durante o período de matrícula, em agosto.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Edmar Costa, a avaliação de professores e alunos é fundamental para o desenvolvimento de ações específicas para cada curso. É por meio das informações coletadas que os gestores poderão definir estratégias de melhoria na qualidade do ensino. “Essa autoavaliação é um elemento muito importante não só para nortear as políticas, mas porque somos avaliados em relação a esse quesito quando recebemos visitas de avaliadores do INEP”, enfatiza.

O Programa Avalia iniciou em 2018, em caráter experimental, sem obrigatoriedade, mas com baixa adesão de alunos e professores. A partir de 2019, a avaliação institucional passou a ter caráter compulsório e de política institucional, o que permitiu atingir um percentual de cerca de 70% de participação da comunidade docente e discente dos cursos de graduação.

“Esse é um percentual que nunca tivemos para este formulário de autoavaliação. Isso mostra que nós estamos no caminho certo de, pelo menos quantitativamente, conseguir um número interessante para se fazer análise de dados, que surge a partir desses questionários”, observa o pró-reitor.

Edmar Costa justifica que o caráter compulsório do programa foi necessário para se atingir o objetivo final da avalição, que é identificar os problemas existentes e fortalecer pontos positivos no ensino. Ele explica que a ferramenta de avaliação institucional também representava solicitação dos próprios estudantes, que sabiam da importância do programa, mas, ainda assim, considera que foi difícil o convencimento da participação espontânea.

“Nós tivemos a preocupação de fazer um período de adaptação, sem obrigatoriedade, que foi para criar a cultura no professor e no aluno de que a avaliação é importante como componente da vida acadêmica. De forma muito grata, nós percebemos que não houve reações importantes a esse aspecto da obrigatoriedade. Eles entenderam que, nesse momento de criação dessa cultura de avaliação, é importante que haja uma participação mais extensa, com um percentual importante e estatisticamente válido para um grande número de alunos e professores que nós temos em nossos cursos”, enfatizou.

Resultados do Avalia – os dados coletados são analisados pela Divisão de Avaliação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Mesmo que ainda não tenha sido disponibilizado o relatório completo, referente ao primeiro semestre letivo de 2019, o coordenador do curso já tem acesso a algumas informações, como a satisfação dos alunos em relação ao corpo docente, à infraestrutura do curso, à necessidade de capacitação continuada de professores, entre outros quesitos avaliados. O passo seguinte é a utilização dos dados pelas subunidades, em conjunto,com a administração superior, a fim de planejar ações que resultarão em melhorias na qualidade dos cursos. 

Os dados levantados pelo Avalia também dão suporte às ações de outros programas da Proeg, que fazem parte do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação – PGRAD. “Em um desses subprogramas, chamado PGRAD-Acompanhamento, em uma experiência piloto, nós estamos programando visitas de consultores a 27 cursos de graduação que aderiram a um edital específico. Eles receberão um dossiê preparado pela Proeg, com base no que diz o Avalia!, o SiGAA, a Faculdade e a Proplan, sobre inúmeros componentes ou aspectos que caracterizam o curso, nas dimensões de desempenho discente, potencial de empregabilidade, desempenho da subunidade, organização do curso e desempenho docente”, explica o pró-reitor.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Oficina de Criação

registrado em:
Fim do conteúdo da página