Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo comemora 10 anos com debate sobre Filosofia Antiga e Estudos Clássicos

Grupo comemora 10 anos com debate sobre Filosofia Antiga e Estudos Clássicos

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 14h57

Seminário Filosofia antiga

O Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção da UFPA (POIESIS) promoverá, nos dias 22, 23 e 24 de abril, o IV Seminário de Filosofia Antiga e Estudos Clássicos.  O evento vai marcar o início das comemorações dos 10 anos de criação do grupo, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPA.

O tema escolhido — As Escolas Socráticas Menores — terá como conferencista convidado o professor Antônio Pedro Mesquita, pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Estudioso de Filosofia Antiga, o professor, atualmente, coordena um projeto de tradução comentada para o português das obras completas de Aristóteles. O material será editado no Brasil e em Portugal.

“Realizamos nosso primeiro seminário em 2012, com o saudoso professor Marcelo Marques, da UFMG.  A cada edição, são apresentadas temáticas diferentes. Entretanto todas seguem as abordagens de pesquisa do grupo, centradas em Filosofia Antiga e estudos clássicos. A vinda do professor Antônio Mesquita reforça mais uma parceria internacional de nossas atividades ao longo de dez anos”, informa a professora Jovelina Ramos, coordenadora do POIESIS.

As chamadas Escolas Socráticas Menores ainda são um tema pouco pesquisado na Filosofia Antiga.  “A proposta do IV Seminário de Filosofia Antiga e Estudos Clássicos é trazer ao público interessado o fazer filosófico dessas Escolas, dando a oportunidade de conhecer o modo de atuação, os principais pensadores e os princípios defendidos pelos pós-socráticos nas Escolas Cínica, Megárica e Cirenaica”, explica a coordenadora do evento.

POIESIS - O Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL /UFPA) foi criado em 2009. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são de natureza interdisciplinar e estão presentes em projetos de iniciação científica, de monografias e de mestrado, desenvolvidos na graduação e na pós-graduação.

O IV Seminário de Filosofia Antiga e Estudos Clássicos é uma realização do Poiesis, com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. O evento é aberto aos interessados, e as inscrições podem ser feitas até o dia 17 de abril, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Acesse o formulário de inscrição.

Texto e arte: Divulgação