Página inicial > Ultimas Notícias > PPG em Física comemora, nesta sexta-feira, o Centenário da Comprovação da Relatividade Geral

• Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2019, 15h21

Teoria Relatividade2

O “Colóquio em Comemoração aos 100 Anos da Comprovação Experimental da Teoria da Relatividade Geral” será realizado nesta sexta-feira, 17 de maio, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA. O evento terá como palestrante o professor Luís Carlos Bassalo Crispino, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF). O evento destaca um dos mais importantes episódios da história da ciência. A entrada é gratuita.

O objetivo principal do colóquio é celebrar o centenário da primeira verificação experimental da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, que ocorreu principalmente em razão das medidas realizadas em Sobral, no Ceará, durante o eclipse total do Sol, de 29 de maio de 1919.

A Teoria da Relatividade Geral está presente e tem influência em nosso dia a dia. A localização por meio dos GPSs, presentes nos smartphones, por exemplo, só tem a precisão desejada por levar em conta essa teoria. Esta e outras questões serão apresentadas e discutidas pelo professor de Física Luís Carlos Bassalo Crispino.

“A Relatividade Geral é uma das maiores criações do intelecto humano, logo o centenário da sua comprovação experimental precisa ser celebrado. Além disso, as medidas foram feitas em solo brasileiro, e os cientistas que as realizaram estiveram em Belém do Pará, onde fizeram publicar um texto pioneiro sobre a Teoria da Relatividade Geral. Isso precisa ser robustamente comemorado, na ocasião do centenário desses acontecimentos”, ressalta o professor.

O colóquio é gratuito e aberto ao público em geral.

O palestrante – o professor doutor Luís Carlos Bassalo Crispino possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Física pelo Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista. Atualmente é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) da UFPA.

Escreveu, em parceria com o também professor de Física Daniel John Kennefick (University of Arkansas, nos Estados Unidos), o artigo “A hundred years of the first experimental test of general relativity”, título do colóquio que ocorre no dia 17 de maio na UFPA. O artigo foi publicado na revista científica Nature Physics, lançada mensalmente pelo Nature Publishing Group, do Reino Unido.

“O grupo de revistas Nature é um dos mais prestigiosos do mundo. Espero que a nossa publicação na Nature Physics possa contribuir para colocar os acontecimentos em solo brasileiro no merecido lugar da História da Ciência. Dar esse destaque internacional às medidas feitas no Brasil e à publicação emblemática no jornal belenense Estado do Pará nos deu grande satisfação”, completa.

Serviço:
Data: 17 de maio de 2019