Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a XXV Semana de Estatística

Inscrições abertas para a XXV Semana de Estatística

• Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h46

semana estatistica

Os estatísticos são essenciais para o desenvolvimento das empresas dentro do mercado de trabalho. Para homenageá-los na data em que é comemorado o Dia do Estatístico, 29 de maio, a Faculdade de Estatística da UFPA irá realizar a XXV Semana de Estatística (Semest), no período de 27 a 31 de maio. O evento ocorrerá no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais e visa capacitar e possibilitar o compartilhamento de estudos entre a comunidade acadêmica, que terá a oportunidade de divulgar seus trabalhos e trocar informações. As inscrições já estão abertas.

Além de ser uma oportunidade de divulgação do curso de Estatística e do trabalho desenvolvido pelos membros da faculdade, durante o evento também serão divulgadas as novas técnicas desenvolvidas na ciência estatística e suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento. “Esta atividade será fundamental para a formação dos discentes, que irão conhecer inovações teóricas, metodológicas e tecnológicas que normalmente não são ministradas nas matrizes curriculares”, ressalta a coordenadora da XXV Semana de Estatística, professora Marina Toma.

Inscrição – O evento é direcionado a estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Estatística, a docentes e a pesquisadores. A inscrição pode ser feita no Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA, das 8h às 11h30 e das 14h30 às 18h30, nas salas das professoras Marina / Marinalva / Regina, da Faculdade de Estatística.

Até o dia 29 de maio, a taxa para alunos será R$50,00 reais e para profissionais, R$80,00 reais. Os minicursos custam R$20,00, para alunos; e R$30,00, para profissionais. As vagas serão disponibilizadas apenas para os inscritos no evento.

Programação – A realização terá uma programação com minicursos, conferências e mesas-redondas. Os minicursos disponíveis são: “Introdução à Ciência de dados usando Python”, com 24 vagas; “Introdução ao Banco de Dados e SQL”, com 20 vagas; “Introdução ao R”, com 24 vagas; e “Construção de mapas no R”, com 20 vagas.

As conferências serão: “A produção de cerveja produzindo conhecimento” e “O desafio de obter estimativas confiáveis para taxas sem dados confiáveis”. Uma mesa-redonda abordará o tema “Perspectivas acadêmicas após a graduação em Estatística”.

Graduação em Estatística - Este ano, o Curso de Graduação em Estatística da UFPA alcançou a nota máxima atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) aos cursos de graduação. “A avaliação foi fundamental para conferir diretrizes para o desenvolvimento da Faculdade de Estatística, desde o ponto de vista acadêmico até as questões administrativas. Além disso, o reconhecimento final foi um grande incentivo para a continuidade nos processos de melhoria do curso”, comenta a professora.

O curso de Estatística visa à formação de profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para planejar e dirigir a execução de pesquisas ou levantamentos estatísticos. O profissional pode ingressar no mercado de trabalho atuando em quase todas as áreas do conhecimento, como análise e mineração de dados, indústria (controle de qualidade, previsão), na demografia (análise de fluxos migratórios, populacionais), em marketing e mercado (análise e desenvolvimento de produtos, previsão de vendas), na área financeira e bancária (seguros, avaliação de investimentos), além da grande inserção nas universidades e instituições de pesquisas (docência, planejamento de pesquisas e experimentos científicos).

XXV Semana de Estatística
Data: de 27 a 31 de maio
Local: Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais
Certificado: 12h de palestra e 10h de minicurso.
Programação completa aqui.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA