Página inicial > Ultimas Notícias > Equipe da Otorrinolaringologia do HUBFS tem aula sobre testes neuropsicológicos

Equipe da Otorrinolaringologia do HUBFS tem aula sobre testes neuropsicológicos

• Publicado: Sexta, 21 de Junho de 2019, 16h31

Otorrino HUJBB 2

As capacitações internas oferecidas aos residentes e profissionais das unidades do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) têm permitido  que os pacientes do HUBFS recebam, em tempo hábil, o diagnóstico clínico e iniciem, o quanto antes, o tratamento de saúde. A mais recente ocorreu nesta quarta-feira, com a mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento e psicóloga da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca) Petruska Baptista, ministrando aula à equipe médica da Otorrinolaringologia sobre os testes neuropsicológicos, que apontam as diretrizes para o tratamento de alguns transtornos do desenvolvimento e do crescimento da criança.

A aula é resultado de uma parceria, fortalecida nos últimos anos, entre as unidades do Bettina, pelo motivo de, em alguns momentos, a Uasca e a Otorrinolaringologia acompanharem os mesmos pacientes. "Como recebemos pessoas que necessitam de atendimento nas duas unidades, decidimos fazer o alinhamento dos nossos serviços, com formações internas sobre o perfil deles. Assim, garantimos agilidade e melhorias no diagnóstico e no tratamento", esclareceu a otorrinolaringologista Gisele Koury.

Otorrino HUJBB 3Petruska Baptista focou o tema exame neuropsicológico para avaliação do Quociente de Inteligência (QI), com ênfase no SON-R. Ela comentou a importância de os profissionais da Otorrinolaringologia receberem informações sobre esse assunto, porque é um exame. "Somente um psicólogo habilitado pode avaliar se o paciente tem problema cognitivo". Disse, ainda, que as capacitações são esclarecimentos sobre casos que deixam dúvidas aos residentes e preceptores das equipes da Uasca e da Otorrinolaringologia.

Para a residente Cecília Leite Gomes, a aula da psicóloga tirou muitas dúvidas, porque o teste de QI é solicitado pelo serviço. "Foi a primeira vez que tive a chance de clarear muita coisa sobre o assunto, e isso ajudará, com certeza, nos próximos atendimentos e ao longo da minha formação", enfatizou.

Otorrino HUJBBSobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto e fotos: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.