Página inicial > Ultimas Notícias > PPGIF promove primeira defesa de doutorado em cotutela com a Universidade de Parma

• Publicado: Terça, 09 de Julho de 2019, 15h24

Cotutela PPGIF Defesa

O Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) da Associação em Rede de Instituições de Ensino Superior UFPA/UFG/UFAM/UNIFAP apresentou sua primeira defesa de Tese de Doutorado em convenção de cotutela entre a Universidade Federal do Pará e a Universidade de Parma, Itália, na noite desta segunda-feira, 8 de junho. A tese “Desenvolvimento de carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) a partir da gordura de ucuuba (Virola surinamensis) para administração transungueal de fármacos antimicóticos” foi defendida pela doutoranda Rayanne Rocha Pereira.

A defesa foi realizada em língua italiana diante de uma banca composta por dois professores italianos – Cristina Padula e Fabio Sonvico (coorientador) – e por três professores da UFPA – José Otávio Carréra Silva Júnior (orientador), Roseane Maria Ribeiro Costa, atual Coordenadora do PPGIF/UFPA, e Wagner Luiz Ramos Barbosa. Também estiveram presentes para acompanhar a apresentação a pró-reitora de Relações Internacionais, Marília Ferreira, e discentes, docentes e técnicos do PPGIF e de outros programas da UFPA.

373x212 Cotutela PPGIFO trabalho da doutoranda teve como objetivo o estudo da gordura de ucuuba como matéria-prima para produção de carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN) para a administração de antimicóticos por meio da unha. A tese se destaca pela valorização aos produtos amazônicos. “A gordura de ucuuba é tradicionalmente utilizada para produção de velas medicinais, bem como é empregada como matéria-prima para a produção de sabonetes ou cremes hidratantes”, explicou a doutoranda.

“Quando a transformamos em um sistema drug delivery com aplicação farmacêutica, o modo de uso dessa matéria-prima é modificado completamente, evidenciando inúmeras outras possibilidades de uso. Com métodos simples, a tese desenvolveu nanoformulações para obtenção de resultados importantes sobre a utilização do fármaco”, completou Rayanne Rocha.

Parcerias internacionais – Após a defesa, o professor Fabio Sonvico, coorientador da tese e responsável pelo Escritório de Relações Internacionais na Universidade de Parma, aproveitou a oportunidade para destacar a satisfação da Administração Superior de sua Instituição com a parceria com a UFPA, “tendo em vista as excelentes trocas com os colegas brasileiros, os trabalhos potenciais que serão desenvolvidos, e a qualidade superior dos alunos em coorientação.”

Já a professora Roseane Costa lembrou que o momento foi significativo, principalmente devido ao Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica ser um programa relativamente novo. “O PPGIF vem se empenhando ao máximo para realizar a internacionalização com qualidade, e a defesa da Tese de Rayanne concretiza o esforço de internacionalização do PPGIF, fundado em 2013”, enfatizou Roseane Costa.

Para a doutoranda, a experiência foi desafiadora, devido à necessidade de adaptação a um país de cultura diversa do Brasil e o aprendizado de outro idioma, porém teve grande valor pessoal e profissional. “Conviver com culturas e costumes diversos, falar uma segunda língua foi realmente fundamental para meu desenvolvimento acadêmico, e sobretudo para alavancar uma oportunidade única de desenvolver minha tese de doutorado em uma das melhores universidades da Itália, com professores tão bons quanto os meus daqui da UFPA, mas com perspectivas distintas”, finalizou Rayanne Rocha.

Texto: Marília Ferreira / Prointer
Fotos: Jorge Sassin / Prointer