Página inicial > Ultimas Notícias > Filme produzido no curso de Cinema e Audiovisual da UFPA será exibido no Festival de Gramado

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 15h46

Sala de jantar

O curta-metragem Sala de Jantar, dirigido pela aluna da Universidade Federal do Pará Mariana Alves Moraes, será exibido na Mostra de Filmes Universitários do 47o Festival de Cinema de Gramado, que ocorre entre os dias 16 e 24 de agosto. O filme é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da discente do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, defendido em julho deste ano, sob orientação do professor Alex Damasceno.

A produção traz no enredo um viés crítico à família de classe média alta brasileira, trabalhando esse grupo social sob as perspectivas de seus preconceitos, individualismo, e a prática do machismo. O filme se passa durante um almoço em família, comemorativo, no qual a jovem Sofia, filha do meio, sofre seguidos constrangimentos, especialmente promovidos pelos homens da casa.

373x212 Sala de jantar2O curta-metragem busca expor comportamentos sociais tidos como comuns que, se forem postos sob um olhar mais crítico, se mostram completamente errados. Com duração de aproximadamente 12 minutos, a obra será exibida em Gramado na próxima segunda-feira, dia 19, a partir das 15h30.

“O espaço dado às produções universitárias são imprescindíveis para fomentar esse cenário. São nas mostras e festivais, onde os filmes são vistos e, por vezes, debatidos, que estimula-se os novos realizadores a desenvolverem suas linguagens, o pensar crítico e a seguirem na carreira. O incentivo ao cinema universitário, especialmente no contexto sociopolítico atual, não deixa de ser indispensável para a resistência do cinema nacional.”

Processo de produção - Para a realização do filme, Mariana Moraes lançou a proposta de trabalhar com uma equipe composta apenas por mulheres. Partiu do diagnóstico de que, no mercado audiovisual, costumeiramente, os cargos oferecidos para quem está começando são os que sobram, sendo as mulheres colocadas em funções de produção associadas a atividades que correspondem a estereótipos de gênero.

373x212 Sala de jantar1A proposta da composição da equipe feminina foi divulgada entre as discentes do curso de Cinema e Audiovisual, o que gerou interesse e entusiasmo no projeto. Cada participante pôde escolher a função que desejava trabalhar, mediante o preenchimento de cada departamento da produção audiovisual (fotografia, edição, direção de arte, etc.), resultando, assim, na oportunidade de optar por experimentar um posto novo dentro do set de filmagem ou aprimorar-se no qual já estivesse acostumada a trabalhar.

“Certamente a oportunidade de escolher a função a qual vai exercer contribui, de certo modo, para que se trabalhe com maior satisfação, acarretando um melhor desempenho. A proatividade da equipe como um todo foi um grande destaque no processo de filmagem do curta, o que pode estar associado ao tamanho bem-estar entre as meninas e ao sentimento de união”, observou Mariana Moraes.

Saiba mais sobre o Festival de Gramado aqui.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA