Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Medicina cria projeto de prevenção de problemas cardíacos e infarto

• Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 15h33

infarto

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará (Famed/UFPA) iniciou um novo projeto de extensão. Com o nome “O Coração de Belém: Como não morrer do coração e de derrame no mundo atual”, o projeto objetiva apresentar, principalmente a pessoas de baixo letramento, estratégias para prevenção de problemas cardíacos e de infarto.

O projeto surgiu de outro, chamado “Estudo do Comportamento do Risco para Doença Aterosclerótica Coronária em Amazônidas”, que consistia em aulas e em exames realizados em cidades no interior do Pará e do Amapá. Segundo o professor Eduardo Augusto Costa, coordenador do projeto, a realização das aulas diminuiu 50% a incidência de doenças nos municípios, e o objetivo agora é que aulas semelhantes sejam realizadas em bairros de Belém, para que a população local também seja beneficiada.

De acordo com ele, as palestras são muito importantes para levar informação a pessoas que não têm acesso nem conhecimento de formas de prevenção de fatores de risco. “Essas informações estão na internet, mas as pessoas não levam a sério até que alguém fale ao vivo. A palestra é em uma linguagem popular, de forma que todos possam entender. A ideia é popularizar esse conhecimento, para que todo mundo saiba que tem que cuidar da pressão, do peso e o que não pode fazer, e as ações tenham um bom resultado.”

Ações – Já foram realizadas duas ações: uma no colégio do Carmo, na Cidade Velha, e outra no Batalhão de Choque da Cremação. Agora o projeto passará por um bairro de Belém a cada mês. Em agosto, a ação ocorrerá no dia 27 de agosto, na sede da Escola de Samba "Rancho Não Posso Me Amofiná”, no bairro Jurunas, das 18h às 20h. As palestras são abertas ao público, com entrada livre.

“É bom conseguir espaços grandes para as aulas, que têm de 200 a 300 pessoas assistindo”, ressalta Eduardo Augusto Costa. Durante o evento, além de os participantes terem a possibilidade de medir a pressão, é realizada uma palestra de uma hora, com informações de como evitar doenças cardiovasculares.

Em setembro, a ação ocorrerá no bairro Umarizal, ainda sem data e local confirmados.

Projeto Coração de Belém
Local: sede da Escola de Samba "Rancho Não Posso Me Amofiná” (Tv. Honório José dos Santos, 758, Jurunas)
Data: 27 de agosto
Hora: das 18h às 20h