Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor de Universidade do Canadá participa da Jornada de Cooperação Internacional na UFPA
Início do conteúdo da página

Professor de Universidade do Canadá participa da Jornada de Cooperação Internacional na UFPA

  • Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h18

Banner Jornada Internacional 1

A Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá, nesta quinta-feira, 22, a visita do professor Luiz Lopes, da Universidade de Concórdia, Montreal, Canadá. Durante a visita, será realizada a palestra internacional “Dual DC buses nanogrid with interlink converter”, no auditório do Instituto de Tecnologia (ITEC), às 14h30. O evento tratará sobre o conceito de nanorredes em corrente contínua, uma alternativa para o fornecimento de energia elétrica em localidades isoladas da Amazônia. A conferência é aberta ao público e destinada a toda a comunidade acadêmica, sem a necessidade de inscrições.

Segundo o professor Wilson Negrão, responsável pelo convite ao professor canadense, a visita tem como objetivo estabelecer uma cooperação internacional entre instituições. “A visita tem função primordial no processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais (Proderna), incentivando o aproveitamento de oportunidades de colaboração entre o Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) e o Power Electronics & Energy Research Group (PEER), da Universidade de Concórdia.”

professorcanadenseA palestra ministrada pelo professor Luiz Lopes também faz parte de uma agenda maior de atividades com os pesquisadores do GEDAE, vinculado ao Instituto de Tecnologia (ITEC) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Naturais (Proderna) da UFPA.

“Por conta da vasta experiência na pesquisa com Sistemas Distribuídos de Energia Elétrica, temos interesse de fortalecer laços de cooperação científica da sua instituição com a UFPA, com vistas ao desenvolvimento de pesquisas conjuntas e à mobilidade de professores e alunos de pós-graduação. Como acadêmico do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade de Concórdia, o professor Luiz Lopes já havia afirmado, em outras ocasiões, o interesse na cooperação com o GEDAE”, afirma o professor.

O conceito de nanorredes, ideal para grupos de pequenas casas, consiste em um sistema de produção de energia preferencialmente renovável equivalente ao consumo. A aplicação do conceito pode ser benéfica a comunidades isoladas da Região Amazônica, como populações ribeirinhas, por se tratar de um modelo de produção e distribuição de energia mais barato, principalmente quando se trata de nonorredes em corrente contínua. Essas características das nanorredes são compatíveis com os objetivos do GEDAE.

Entre os objetivos do GEDAE estão o desenvolvimento de tecnologias de baixo custo para atendimento de energia elétrica a pequenas e médias cargas, com uso de energias renováveis; levantamento de demandas e potenciais energéticos; desenvolvimento de pesquisa sobre eficiência energética e uso racional, conservação e qualidade de energia, entre outros.

Cooperação Internacional – A conferência integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI).

O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. O PACI oferece recursos para a realização de reuniões com Grupos de Pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Sobre o palestrante - Luiz Lopes é doutor na área de Eletrônica de Potência pela Universidade McGill, no Canadá, e professor na Universidade de Concórdia, também no Canadá, onde atua como especialista na área de eletrônica de potência, sistemas de energia renovável e geração de energia distribuída. O professor já publicou mais de 140 artigos em revistas e conferências e é membro do conselho consultivo internacional da Efficacity, Instituto Francês de Transição de Energia Urbana. Além disso, o professor é membro sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e membro da Ordre des Ingénieurs du Québec.

Serviço:
Palestra “Dual DC buses nanogrid with interlink converter
Data: 22 de agosto
Hora: às14h30
Local: Auditório do ITEC (Campus Profissional da UFPA)
Transmissão ao vivo, aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página