Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisador da Suiça visita a UFPA

Pesquisador da Suiça visita a UFPA

• Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 15h26

Foto Prof China

No início de agosto, a Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a visita do professor Zhongliang Zhao, pesquisador sênior no Instituto de Ciência da Computação da Universidade de Berna (Suiça) e professor associado da Escola de Engenharia Eletrônica e de Informação da Universidade de Beihang, em Pequim, China. A visita integrou as atividades de dois projetos de pesquisa em andamento na UFPA: Fog Computing for Fog Harvesting and Environment Monitoring (FOG2) e "Estudo e Validação de Mecanismos de Transmissão de Vídeo, com suporte da qualidade de experiência em redes multimídia centradas na experiência do usuário".

Entre as atividades das quais o professor participou durante sua estada em Belém, estava um workshop ministrado no dia 7 de agosto, com o Grupo de Estudos em Rede de Computadores e Comunicação Multimídia (GERCOM), no qual foram apresentados alguns dos trabalhos realizados pelo pesquisador e também pesquisas em andamento de discentes da UFPA. Houve também reuniões de trabalho sobre o andamento dos projetos e as perspectivas de colaboração, das quais participaram alunos de graduação, mestrado e doutorado, bem como professores da UFPA.

O convite para a visita foi dos professores Eduardo Cerqueira, do Instituto de Tecnologia (ITEC), e Denis do Rosário, do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), com o objetivo de aumentar a colaboração e a sinergia entre a comunidade da UFPA e os parceiros da Europa e da China no projeto. Com a parceria estabelecida, será possível, entre outras cooperações, a realização de doutorados em regime cotutela de alunos da UFPA com a Universidade de Berna, bem como processos de mobilidade acadêmica em diversas universidades, com apoio da UFPA.

Sobre os projetos de pesquisa - O Fog Computing for Fog Harvesting and Environment Monitoring (FOG2) é realizado por meio de uma parceria entre a UFPA, a Universidade de Berna e a Universidad de las Fuerzas Armadas, do Equador, com financiamento da State Secretariat for Education, Research and Innovation (SERI), agência de fomento suíça.

Já o Projeto “Estudo e Validação de Mecanismos de Transmissão de Vídeo com suporte da qualidade de experiência em redes multimídia centradas na experiência do usuário” foi aprovado na chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Texto: Divulgação Propesp