Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para a 5º edição do Toró - Festival Audiovisual

Estão abertas as inscrições para a 5º edição do Toró - Festival Audiovisual

• Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 15h44

toró

Estão abertas as inscrições para a 5º edição do Toró - Festival Audiovisual Universitário de Belém. O festival, que ocorrerá de 26 a 30 de novembro, na UFPA e no Sesc Ver-o-Peso, tem a finalidade de difundir a produção feita por universitários e alunos de cursos técnicos de audiovisual de todo o país. A programação contará com palestras, oficinas e mostra competitiva e não competitiva de curtas produzidos por estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, até o dia 8 de setembro de 2019.

Com uma mostra competitiva compondo o eixo central do evento, esta quinta edição do Festival Audiovisual Universitário de Belém pretende fazer uma retrospectiva dos últimos quatro anos, com a exibição de alguns filmes vencedores de edições anteriores e também com momentos de debate sobre a importância da difusão do cinema universitário.

“O festival, como uma atividade de projeto de extensão, busca fazer essa aproximação entre a produção universitária e a sociedade. Então, durante o festival, o público de cinema da cidade tem acesso, de forma gratuita, a mais de 60 filmes de todo o país, um panorama composto por obras de diferentes estilos, gêneros, que abordam os mais diversos temas. Somando-se a isso, a realização do festival é importante para a formação dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, que têm a experiência de participar da organização de um festival deste porte”, afirma o professor Alex Damasceno.

De acordo com o professor, o Toró exerce ainda um papel fundamental, ao dar visibilidade para a produção audiovisual universitária, consolidando-se como uma importante janela de exibição dessas obras na região, além de proporcionar a realização de cursos técnicos de Cinema e Audiovisual e promover troca de experiências entre os realizadores e estudantes.

“O evento é também um meio de compartilhar olhares, ideias e experiências fílmicas que possam contribuir para a formação de quem se interessa pela arte cinematográfica, em particular, e pelo audiovisual de modo geral. Neste ano de 2019, a equipe já trabalha a todo vapor para manter o compromisso do festival, de ampliar a difusão audiovisual e garantir ao público uma programação de qualidade, que representa a diversidade de estéticas e temáticas que caracteriza a produção universitária”, expõe Alex Damasceno.

Mostra competitiva - As inscrições para a mostra competitiva serão feitas exclusivamente por meio de formulário on-line, ao qual deverá ser anexado o link de visualização da obra disponibilizada em sites de vídeos, via streaming, e o formulário de inscrição com cópias digitalizadas da declaração de vínculo do estudante emitida pela faculdade, universidade ou escola de Cinema/Audiovisual na época da realização da obra. O período de inscrição no festival irá até 8 de setembro de 2019.

Os trabalhos devem ter a direção e pelo menos outras duas funções técnicas assinadas por alunos comprovadamente matriculados em qualquer curso de Ensino Superior ou em escola técnica de Cinema/Audiovisual do País, à época da realização da produção. As produções podem ter sido captadas nos formatos MP4, MKV, AVI, MOV ou MPEG e finalizadas no codec H264.

Para serem aceitos, os trabalhos devem ter sido concluídos a partir de janeiro de 2018 e não terem sido selecionados em edições anteriores do festival. Serão aceitas as obras que se enquadrarem nas categorias documentário, ficção, experimental, animação, videoclipe, videodança e web filme. Cada diretor poderá inscrever apenas um trabalho por categoria.

Sobre o festival -  O Toró é realizado pelo Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA),  projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Sesc Ver-o-Peso, e foi criado com o objetivo de promover oficinas, workshops, mostras de filmes premiados em outros festivais universitários, além de reconhecer as produções locais e nacionais universitárias.

Em 2018, o festival teve mais de 150 filmes inscritos, vindos das cinco regiões do País, de 15 Estados e de 33 instituições de ensino.  No total, foram selecionadas e exibidas 65 obras.

5º edição Toró - Festival Audiovisual Universitário de Belém
Data de inscrição: até 8 de setembro de 2019
Data do evento: de 26 a 30 de novembro de 2029
Local: UFPA e Sesc Ver-o-Peso