Página inicial > Ultimas Notícias > Unidade Móvel do Hemopa estará na UFPA para fazer coleta de sangue nos dias 28 e 29

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 15h23

13.03.2019 Coleta de sangue calouros Foto Alexandre de Moraes 1 2

Nos dias  28 e 29 de agosto, a Universidade Federal do Pará (UFPA) contará com a presença de uma Unidade Móvel do Hemopa para coletar sangue de servidores, alunos e visitantes que estejam interessados em se tornar doadores. A coleta ocorrerá das 8h às 16h, em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN).

A parceria da UFPA com o Hemopa, que começou na Semana do Calouro/2019, tem o intuito de contribuir para a manutenção do estoque de sangue do hemocentro, para o atendimento das demandas da população. Vale lembrar que doar sangue não faz mal e ajuda a salvar várias vidas.

“Queremos sensibilizar as pessoas para se tornarem doadores permanentes, que pactuem a responsabilidade social, que é a doação de sangue, para atender às demandas dos hospitais. Esperamos que esse gesto seja parte da rotina acadêmica das pessoas, parte do seu dia a dia — e todos se sintam estimulados a doar regularmente, e não apenas uma vez ou em situações específicas”, ressalta Juciara Farias, gestora do Setor de Captação de Doadores do Hemopa.

Quem pode doar? - Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Pessoas menores de 18 anos precisam vir à UFPA acompanhadas dos responsáveis para efetuar a doação. Lembrando que homens podem doar sangue de dois em dois meses; e mulheres, a cada três meses.

Biblioteca Parceira, Usuário Solidário – Os alunos da UFPA que doarem sangue também poderão receber benefício e terão sua situação de suspensão na Biblioteca Central normalizada, graças à campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”.

Para regularizarem a situação na Biblioteca Central, é preciso apresentar aos bibliotecários um comprovante de doação de sangue dos últimos dois meses. Quem ainda não doou sangue e estiver impossibiltado de fazer a coleta durante a visita da Unidade Móvel pode ir ao Hemopa e identificar-se com o código 263, criado pela Fundação especificamente para essa campanha.

>> Campanha “Biblioteca Parceira, Usuário Solidário”
Local de atendimento: em frente ao Centro de Eventos Benedito Nunes
Horário: das 8h às 16h
Endereço do Hemopa: Tv. Padre Eutíquio, 2109 - Batista Campos, Belém - PA, 66033-000