Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA sedia evento sobre História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia

UFPA sedia evento sobre História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h28

Colóquio Alimentação Amazônia 1

No período de 18 a 20 de setembro, a Universidade Federal do Pará irá receber o III Colóquio de História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação na Amazônia (Alere), é realizado anualmente, com o objetivo de divulgar as pesquisas feitas pelo grupo e possibilitar discussões sobre a temática. Durante a realização, também ocorrerá a I Mostra Fotográfica do Alere, que contará com ensaios fotográficos, com temáticas relacionadas com a alimentação.

“O ato da alimentação e o que escolhemos comer adentra o campo simbólico, econômico, religioso e político. Assim, a temática tem surgido como fonte rica e diversa para as pesquisas e as discussões acadêmicas nos campos da História, da Antropologia, da Gastronomia, e, no caso da Amazônia, essa importância é ainda mais salutar, uma vez que temos uma alimentação tão rica, com pratos mestiçados e tão identitários”, explica a professora Sidiana Macêdo, representante do grupo Alere.

Segundo a professora, os debates propostos no encontro permitem reflexão sobre a alimentação e a sociedade construída em torno dela. “As pesquisas são ricas e bem diversas, permitem diálogos com outras áreas e trazem à tona diferentes olhares sobre a história da alimentação, as quais possibilitam à comunidade conhecer mais sobre como ocorre a constituição de suas práticas alimentares, bem como entender como a alimentação é mais do que um ato biológico, acima de tudo, é fruto das construções e das escolhas da própria sociedade. Perceber o quanto as práticas alimentares nos moldam como sociedade, como identidade social.”

Inscrições – Ouvintes podem fazer as inscrições até o dia 12 de setembro. Interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar o comprovante de depósito da taxa para “Inscrição Terceiro Colóquio”.

Os valores de inscrição para ouvintes são: 10 reais para estudantes de graduação; 30 reais para pós-graduandos e 40 reais para docentes e demais profissionais. Contas para depósito, ficha de inscrição e outras informações podem ser acessadas no site do evento.

III Colóquio de História da Alimentação e do Abastecimento na Amazônia
Data: de 18 a 20 de setembro
Local: Campus de Belém da UFPA
Mais informações e inscrições: site do evento