Página inicial > Ultimas Notícias > Espaço ITEC Cidadão promove ação de prevenção ao suicídio, nesta quinta-feira, 12

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h12

CAPA 11.09.2019 Bosquinho Setembro Amarelo Fotos Lucas Brito 1

Setembro é reconhecido como o mês da campanha de prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo”. Por isso, nesse período em que muitos buscam falar sobre a saúde mental, o Espaço ITEC Cidadão, da Universidade Federal do Pará (UFPA), mais conhecido como Bosquinho, está realizando uma série de ações, com o objetivo de ajudar e cuidar daqueles que estão precisando de ajuda.

373x212 11.09.2019 Bosquinho Setembro Amarelo Fotos Lucas Brito 16Segundo Gina Calzavara, coordenadora do Espaço, o Bosquinho deve contribuir para melhorar a qualidade de vida de todos os que fazem parte do dia a dia da UFPA. “Eu acredito na prevenção, mas não o tipo de prevenção que se faz com palestras. É preciso tentar uma dinâmica diferente, quebrar o tabu que existe em tratar desse assunto. Nós queremos que as pessoas tragam outras pessoas dispostas a ocupar seu tempo com a natureza.”

Para isto, nesta quinta-feira, dia 12, será realizada uma roda de conversa intitulada “Jardim dos Sentimentos”. A ação contará com estudantes concluintes e uma professora do curso de Psicologia da UFPA, para prestar assistência a todos os participantes. O Jardim dos Sentimentos ocorrerá das 9h às 11h, na quinta; e no dia 19, terá uma outra edição, das 15h às 17h. A ação é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição, e também inclue a plantação de mudas no Bosquinho e em outras áreas do campus, como o pavilhão de Psicologia.

373x212 11.09.2019 Bosquinho Setembro Amarelo Fotos Lucas Brito 13“O nosso objetivo é fazer os alunos se conectarem com a natureza e se expressarem. Toda vez que um aluno se conecta com a natureza, aprende a produzir uma muda, começa a fazer uma tarefa, ele ocupa mais o próprio tempo. As pessoas sempre falam que o bosque está bonito, mas bosque não tem que ser bonito, ele tem que ser funcional, ele tem que ser útil, tem que fazer as pessoas se sentirem úteis. O bosque precisa estar ligado com a missão da Instituição”, afirma Gina Calzavara.

373x212 11.09.2019 Bosquinho Setembro Amarelo Fotos Lucas Brito 15O Espaço Itec Cidadão / Bosquinho também é aberto para todos que desejarem realizar oficinas ligadas à plantação, jardinagem e criação artesanal, independentemente da época do ano, sendo necessário apenas haver um grupo de interessados.

Setembro Amarelo – É uma campanha de iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), iniciada em 2015. O objetivo do movimento é informar sobre as dezenas de suicídios que ocorrem diariamente no País, para que esse número seja cada vez menor. Durante o mês, são feitas caminhadas, palestras, visitas a pontos turísticos, iluminação de edifícios públicos, distribuição de folhetos e atendimentos em locais públicos.

373x212 11.09.2019 Bosquinho Setembro Amarelo Fotos Lucas Brito 7CVV  O Centro de Valorização da Vida, uma das principais mobilizadoras do Setembro Amarelo, é uma entidade sem fins lucrativos, que atua, gratuitamente, na prevenção do suicídio desde 1962. O centro realiza apoio emocional e atende, de forma voluntária, a todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone (número 188), e-mail chat todos os dias.

Em Belém, o CVV realiza também atendimento presencial 24 horas, de segunda a sexta, e das 8h às 13h aos sábados e domingos, também com completo anonimato. O espaço fica na av. Senador Manoel Barata, nº 718, sala 404. Outros postos de atendimento ao redor do País podem ser procurados aqui.

Setembro Amarelo do Bosquinho / Jardim dos Sentimentos
Datas: 12 e 19 de setembro