Página inicial > Ultimas Notícias > ETDUFPA exibe documentário sobre a participação de crianças em grupos de manifestações populares

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h18

terreiros bricar2

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA), por meio da parceria entre o Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (NUPEIA) e a VideoCamp, promove a exibição do documentário Terreiro do Brincar, dirigido por Renata Meirelles e David Reeks. A apresentação ocorre nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 16 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB). A entrada para assistir ao documentário é gratuita. O filme é patrocinado pelo Instituto ALANA e distribuído pela produtora Maria Farinha Filmes.

Coordenado pelas professoras Simei Santos Andrade (UFPA) e Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco (UFRA), o NUPEIA vem atuando em pesquisas na Amazônia desde 2015, principalmente na região da Amazônia Marajoara, da Amazônia Bragantina e na Região Metropolitana de Belém, com estudos sobre as temáticas: práticas culturais cotidianas, recursos e ou metodologia inovadoras por meio de ludicidade, carnaval e infâncias, memórias e artes cênicas.

Neste sentido, alguns trabalhos já foram concretizados ou estão em andamento, com destaque para o estudo que se preocupou em analisar as culturas infantis das crianças ribeirinhas, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada numa etnografia com crianças, que originou o livro A infância da Amazônia Marajoara: práticas culturais das crianças ribeirinhas, com lançamento previsto para novembro de 2019, selo da editora CRV.

Terreiro do Brincar - O filme documentário retrata a participação de crianças em vários grupos de manifestações populares em quatro Estados brasileiros e a sua relação com um brincar coletivo, intergeracional e com o sagrado. O documentário  é um retrato da diversidade de comunidades tradicionais do Brasil e de como esse pluralismo se traduz num extenso repertório de manifestações populares, cujas tradições são aprendidas desde a infância.

A obra também suscita uma reflexão sobre a importância de proporcionar aos pequenos a oportunidade de conhecer e consequentemente compreender e respeitar as mais diversas culturas. É uma defesa do brincar coletivo, da mistura de gerações e do respeito ao sagrado de cada um, retratando o brincar por novos ângulos e nuances, explorando os saberes populares e a ligação espiritual estabelecida entre as pessoas, a natureza e a cultura. Reforça a importância de garantir às crianças uma infância permeada pelas brincadeiras, pelos rituais e pelas manifestações populares, permitindo-lhes um brincar livre e espontâneo.

Com um olhar antropológico para a forma como a criança absorve e valoriza a cultura de acordo com os referenciais que recebe já na primeira infância, o documentário apresenta como os povos caiçaras, caipiras, jangadeiros, pantaneiros, sertanejos e muitos outros se relacionam com o brincar no contexto das manifestações populares, comentou a coordenadora do NUPEIA, professora Simei Santos Andrade.

Exibição do documentário Terreiro do Brincar
Data: 13 de setembro de 2019
Horário: às 16h
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém.
Entrada gratuita

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA