Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno da UFPA tem tese selecionada no Prêmio Capes 2019

Aluno da UFPA tem tese selecionada no Prêmio Capes 2019

• Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 14h34

prêmio Capes de Tese2019

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UFPA) Vitor Hugo Freitas Gomes recebeu a outorga do Prêmio Capes de Tese 2019 na área de Ciências Ambientais. A tese agora passa também a concorrer ao Grande Prêmio Capes de Tese,  que outorga o prêmio de melhor tese de cada uma das três grandes: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A pesquisa avaliou os efeitos do desmatamento e das mudanças climáticas sobre a floresta Pan-Amazônica. O discente foi orientado pela professora Ima Célia Guimarães Vieira (PPGCA) e coorientado pelo professor Hans ter Steege (Naturalis Biodiversity Center – Holanda). O anúncio da seleção foi publicado no Diário Oficial da União, de 6 de setembro.

O trabalho de Vitor Hugo foi escolhido em uma das 49 áreas de avaliação. A edição de 2019 do Prêmio Capes contou com um número de inscrições recorde, com 1140 candidaturas. Além da seleção da tese de Vitor Gomes, a aluna Roberta Lobão Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em História (PPHist/UFPA), teve sua pesquisa citada entre as 93 produções que estão na lista de menção honrosa da premiação. Ela foi orientada pelo professor Karl Heinz Arenz.

“Inicialmente, o objetivo da minha pesquisa era demonstrar como as mudanças globais têm impactado a Amazônia, mas, à medida que a pesquisa avançava, um novo objetivo surgiu, superar o desafio de fazer pesquisa no Brasil, sobretudo na Região Norte. Transformei este desafio em uma fonte de motivação. Encarar as dificuldades como um desafio ajudou bastante”, comentou Vitor Gomes sobre os objetivos da sua pesquisa.

O estudante acredita que o reconhecimento proporcionado pelo Prêmio Capes de Tese traz uma motivação maior aos pesquisadores brasileiros, além de ajudar na divulgação das pesquisas e em uma melhor aproximação da academia com a sociedade. “Este prêmio, outorgado à UFPA, também ajuda a mostrar a força da pesquisa de nossa região. Particularmente, eu vou poder ter acesso a um estágio de pós-doutorado por 12 meses como premiação da Capes. Isso é um grande incentivo para continuar com as minhas pesquisas”, afirmou.

Além da UFPA, o aluno contou com o apoio, em sua produção e pesquisa, do Museu de História Natural Naturalis Biodiversity Center da Holanda, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A pesquisa - O autor avaliou o passado, o presente e o futuro da Amazônia e, com isso, demonstrou a influência do clima na formação da floresta no passado, e como os cenários atuais e futuros de mudanças promovidas pelo clima e pelo desmatamento podem afetar a região. O trabalho explicou como a Amazônia se expandiu nos últimos milênios sobre a região do Cerrado, por causa do aumento da frequência e regularidade das chuvas, e também de que forma as mudanças climáticas podem provocar impactos maiores que os do desmatamento nas próximas décadas.

Para ler a tese de Vitor Gomes, basta acessar aqui.

Prêmio Capes de Tese - O Prêmio Capes oferta aos autores das teses vencedoras de cada uma das 49 áreas uma bolsa para estágio pós-doutoral, por um período de até 12 meses, e seus orientadores recebem três mil reais para participar de eventos acadêmicos. Três comissões formadas por indicação do presidente da Capes escolherão as vencedoras do Grande Prêmio Capes, sendo uma por cada colégio de avaliação: Humanidades, Ciências da Vida e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. Os trabalhos ganhadores serão conhecidos em novembro. As premiações do Grande Prêmio Capes conferem aos orientadores o valor de nove mil reais para participação em eventos acadêmicos internacionais e uma bolsa para estágio pós-doutoral internacional, de 12 meses para os autores.

O PPGCA - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA existe desde 2005, é vinculado ao Instituto de Geociências (IG) e desenvolvido em parceria com instituições de pesquisa como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/Amazônia Oriental). Atualmente, integram também o PPGCA pesquisadores do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Lancaster University, do Reino Unido.

O programa já venceu duas vezes o Prêmio Capes de Tese na área de Ciências Ambientais. No ano passado, Luciano Serejo dos Anjos foi vencedor com sua tese, que buscava compreender a influência das mudanças climáticas na dinâmica do ecossistema florestal e de que forma isso afetaria a biodiversidade em larga escala.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte:Divulgação