Página inicial > Ultimas Notícias > Esta semana, há mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

Esta semana, há mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar

• Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h26

Feira setembro 20 setembro

Esta semana, há mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar da UFPA: será na sexta-feira, dia 20, das 8h às 13h. O objetivo da realização é promover a comercialização de produtos agroecológicos e aproximar o produtor familiar dos consumidores. Toda a programação será realizada no Espaço Vadião, no Campus Básico da Universidade.

A ação é uma oportunidade de pequenos produtores familiares mostrarem a importância do desenvolvimento da agricultura familiar não apenas economicamente, mas também para o meio ambiente. “É uma maneira de mostrar para as pessoas que a nossa forma de produção é simples, mas é respeitosa. A gente produz com responsabilidade, sem desmatar, sem envenenar, sem queimar”, afirma Rosana Mota, produtora que irá participar, pela primeira vez, da Feira da Agricultura Familiar da UFPA.

Durante a feira, serão comercializados frango caipira, peixes, camarão, verduras, hortaliças, tucupi, frutas regionais, queijos, mel, polpas de frutas regionais e plantas ornamentais. Toda a produção é proveniente de pequenos agricultores da ilha do Mosqueiro e dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Bragança, Irituia, Santa Izabel e Salinópolis.

Para muitos desses produtores, a UFPA está abrindo as portas para que os produtos artesanais sejam reconhecidos pela melhor qualidade que oferecem. “A Universidade está fazendo uma ponte para nós, que saímos lá da nossa pequena produção e viemos nos relacionar aqui, com a sociedade da cidade. Essa é uma abertura necessária e importante”, garante Rosana Mota.

A feira é organizada pelo Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e dos Institutos de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), de Letras e Comunicação (ILC), de Ciências da Saúde (ICS) e de Tecnologia (ITEC).

Feira da Agricultura Familiar da UFPA
Data: 20 de setembro