Página inicial > Ultimas Notícias > Alepa homenageia o coordenador de Transplante de Córnea do Bettina Ferro

Alepa homenageia o coordenador de Transplante de Córnea do Bettina Ferro

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 14h39

IMG 20190917 WA0002

O coordenador do serviço de Transplante de Córnea do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), José Jesu Sisnando Filho, foi homenageado na última segunda-feira, 16, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), com a medalha Solidariedade Doador de Órgãos, em reconhecimento ao compromisso e à cooperação com a Campanha Nacional de Doação de Órgãos, celebrada anualmente no dia 27 de setembro. O HUBFS, desde o final de 2011, por meio da Portaria Nº 474, está credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar o procedimento, destacando-se como o primeiro HU na Região Norte a oferecer o serviço.

A Central Estadual de Transplante, ligada à Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), estima que a fila de espera no território paraense esteja entre 800 e 900 pacientes, semelhante a outros Estados brasileiros, onde um paciente aguarda até seis meses para o transplante. O problema maior é a falta de doadores, porque, se o Estado contasse com mais adesão da população, a fila estaria zerada.

medalhaO oftalmologista foi indicado para receber a medalho pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos (CNCDO) e representou para ele "um reconhecimento pelo trabalho que tem desempenhado no hospital Bettina Ferro".

Sobre a Rede Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Em virtude dessa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País.

Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Foto: Divulgação/Jesu Sisnando