Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de Pesquisa da UFPA promove seminário acadêmico de Serviço Social

Grupo de Pesquisa da UFPA promove seminário acadêmico de Serviço Social

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 15h33

graduacao servico social 2

O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia (GEPSS) realizará, nos dias 23 e 24 de setembro, o seu IX Seminário Acadêmico. Com o tema “Formação e Trabalho Profissional em Serviço Social na Região Metropolitana de Belém/PA: avanços, desafios e tendências contemporâneas”, o seminário tem o objetivo de divulgar e debater os resultados do projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo. As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser realizadas pelo site. As vagas são limitadas.

A pesquisa, que durou quatro anos para ser executada e concluída, aborda a realidade da formação profissional em Serviço Social na Região Metropolitana de Belém, com base nas novas diretrizes curriculares da graduação. Foram feitas pesquisas quantitativas e qualitativas com 478 formados em Serviço Social na UFPA e em faculdades privadas e a distância.

O trabalho foi financiado com recursos da UFPA e do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de contar com a parceria do Conselho Regional de Serviço Social 1ª. Região (CRESS). O resultado revela como está a formação de assistentes sociais em relação à sua qualidade de vida, condição salarial, moradia, entre outros; as condições de trabalho que envolvem as instituições; a questão da segurança ética do trabalho do assistente social e a suficiência ou insuficiência da formação profissional.

“Esta pesquisa vem apresentar uma espécie de diagnóstico que interessa para todas as escolas que formam assistentes sociais, por isso estamos dando tanta importância para esse evento, pois ele traz informações valiosas para a profissão e para a formação profissional de assistentes sociais na Região Metropolitana de Belém”, afirma o professor Reinaldo Pontes, coordenador do GEPSS, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA).

Programação e Inscrições - O seminário contará com mesas-redondas, conferências e atividades culturais que ocuparão as manhãs e as tardes dos dois dias de programação. As vagas para participar do evento são limitadas e, portanto, é necessário inscrever-se previamente, on-line. O público-alvo é composto por coordenadores acadêmicos e de estágio, docentes, supervisores de campo e demais profissionais, e discentes de graduação e pós-graduação.

IX Seminário Acadêmico do GEPSS
Data: 23 e 24 de setembro
Local: Auditório Setorial Básico, no Campus de Belém
Horário: de 8h às 18h
Inscrições gratuitas. Podem ser feitas até a data do evento, pelo site.
As vagas são limitadas.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA