Página inicial > Ultimas Notícias > Abertura do evento da Liga Acadêmica de Direito Internacional será na UFPA

Abertura do evento da Liga Acadêmica de Direito Internacional será na UFPA

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h00

Direito Internacional Sociedade Paraense

Nesta segunda feira, dia 23, será realizada a palestra “Direito Internacional e a Sociedade Paraense”. Organizado pelo Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA), o evento marca a abertura da Liga Acadêmica de Direito Internacional (InterLaw). A palestra será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), às 14h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

“O evento visa explicar o Direito Internacional em suas diversas perspectivas de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado e integrar os inúmeros ramos da Ciência com o Direito Internacional”, explica a professora Keyla Farias, coordenadora do evento.

Segundo a professora, o Direito Internacional se relaciona com as peculiaridades da Amazônia na defesa de sua soberania e interesses de seus povos nativos. “O evento é importante para envolver os operadores do Direito Internacional e Relações Internacionais nas suas respectivas atividades acadêmicas, visando ao fortalecimento destas na Amazônia”.

Programação - O evento contará com cinco palestras, sendo estas: “A Importância da ONU para a Autodeterminação dos Povos Indígenas”, com a professora Keyla Farias; “A Responsabilidade Internacional do Brasil na Promoção dos Direitos das Mulheres”, com a professora Luanna Tomaz, diretora do ICJ; “A Interpretação Evolutiva da Convenção Americana sobre Direitos Humanos”, com o professor Breno Baía, da UFPA; “Direitos Socioambientais e o Sistema Internacional de Direitos Humanos”, com a professora Eliane Moreira, também da UFPA, e Os Aspectos da Arbitragem Internacional no Brasil, com o professor Olavo Caiuby.

Direito Internacional - Segundo a Organização das Nações Unidas, o Direito Internacional define as responsabilidades legais dos Estados em sua conduta uns com os outros, e o tratamento dos indivíduos dentro das fronteiras do Estado. Seu domínio abrange uma ampla gama de questões de interesse internacional, como os direitos humanos, o desarmamento, a criminalidade internacional, os refugiados, a migração, os problemas de nacionalidade, o tratamento dos prisioneiros, o uso da força e a conduta de guerra, entre outros. Ele também regula os bens comuns globais, como o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável, as águas internacionais, o espaço sideral, as comunicações e o comércio mundial.

Direito Internacional e a Sociedade Paraense

Data: 23 de setembro

Hora: às 14h30

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (Campus Básico da UFPA)