Página inicial > Ultimas Notícias > Aluno do curso de Ciências Contábeis da UFPA tem TCC premiado no 17° Prêmio de Excelência Acadêmica

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 15h00

tcc premiado 1

O aluno Aleff dos Santos Santana, do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará, teve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) premiado no 17° Prêmio de Excelência Acadêmica da Fucape Business School. A produção teve o objetivo de analisar o processo de centralização e descentralização da monarquia brasileira, de acordo com o conceito de Accountability, em que foi feita uma investigação histórica, documental e crítico-interpretativa do governo de Dom Pedro I.

O anúncio da conquista ocorreu no dia 14 de agosto, na sede da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE), no Estado do Espírito Santo. Feito em formato de artigo científico, o trabalho de Aleff Santana tem o título "Accountability no Processo de Centralização e Descentralização do Estado Monárquico".

Trata-se de uma pesquisa em História da Contabilidade, em que o autor visou entender quais mecanismos de avaliação, controle e responsabilização do Estado e seus agentes estavam presentes no Primeiro Reinado, com o governo de Dom Pedro I, em especial quando o Estado começou a descentralizar seu poder e a transferir responsabilidades e competências administrativas, fiscais e políticas para governos subnacionais e agentes públicos.

Para Aleff Santana, o Prêmio Excelência Acadêmica, além de representar um reconhecimento da qualidade das pesquisas desenvolvidas na UFPA, é uma importante ferramenta para evidenciar a relevância das pesquisas em História da Contabilidade. “Receber essa premiação significa que estou no caminho certo rumo à produção científica de qualidade e a relevantes contribuições sociais e acadêmicas”, disse. Ele ressaltou que o TCC premiado foi fonte de inspiração para seu projeto de mestrado e, com o trabalho, conquistou a aprovação em primeiro lugar no Curso de Mestrado em Economia Aplicada da UFPA.

O Prêmio - Inicialmente chamado de “Prêmio Professor Eliseu Martins”, a premiação surgiu para incentivar a produção de pesquisas, assim como o conhecimento e a reflexão sobre as ciências empresariais. Depois de seis edições, passou a ser chamado de Prêmio Excelência Acadêmica. O evento ocorre anualmente e é considerado um dos maiores do Brasil na área de negócios. As dez melhores monografias ou Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) produzidos pelos alunos de Instituições de Ensino Superior são premiadas.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Divulgação ICSA