Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professor da Faculdade de Física publica artigo sobre fônons em revista científica internacional
Início do conteúdo da página

Professor da Faculdade de Física publica artigo sobre fônons em revista científica internacional

  • Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 15h43

Fonons Nano Letters2

O professor Rafael Silva Alencar, adjunto da Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (FACFIS/UFPA), e colaboradores são autores de artigo publicado na importante revista científica Nano Letters. O trabalho estuda o efeito de coerência espacial de fônons ópticos em sulfeto de gálio (GaS) com espessura atômica por meio de espalhamento Raman de campo próximo. O artigo completo está disponível aqui.

Intitulada Probing Spatial Phonon Correlation Length in Post-Transition Metal Monochalcogenide GaS Using Tip-Enhanced Raman Spectroscopy (*Sondagem do comprimento de correlação espacial de fônons em monocalcogeneto de metal de pós-transição GaS, usando espectroscopia Raman intensificada por ponta), a pesquisa tem grande importância no meio cientifico, pois consolida um novo protocolo experimental para aplicações de espectroscopia Raman intensificada por ponta (TERS), em que o comprimento de coerência dos fônons pode ser obtido opticamente.

Os estudos sobre os fônons se tornaram de extrema relevância, porque as quase-partículas de vibração desempenham um papel crucial no transporte elétrico e térmico de materiais. “O conhecimento da coerência espacial dos fônons, em particular no GaS, é importante para a aplicação em eletrônica, especialmente na nanotecnologia, em que a interferência dos fônons se torna cada vez mais significativa”, afirma o professor Rafael Silva Alencar, um dos autores do artigo.

Sobre a pesquisa – Trata sobre o conhecimento do comprimento da coerência dos fônons de maneira altamente relevante para materiais bidimensionais, visto que os fônons podem limitar a vida útil dos portadores de carga e a dissipação de calor. Na pesquisa, é usada a técnica experimental TERS, para medir o comprimento de correlação espacial Lc dos fônons A11g e A21g em poucas camadas de GaS.

Para cinco camadas, os resultados mostram um Lc de 64 e 47 nm para A11g e A21g, respectivamente, e diminuição nos comprimentos de coerência, ao diminuir o número de camadas, indicando que espalhamento com a rugosidade da superfície desempenha um papel importante.

Nano Letters - É uma revista científica mensal revisada por pares, publicada pela American Chemical Society, criada em janeiro de 2001. Os editores-chefe são Paul Alivisatos e Charles M. Lieber. A revista cobre todos os aspectos da nanociência e da nanotecnologia e suas subdisciplinas, fornecendo rápida divulgação dos elementos-chave de um estudo, publicando resultados preliminares, experimentais e teóricos sobre os fenômenos físicos, químicos e biológicos, com processos e aplicações de estruturas de dimensões nanométricas. Saiba mais aqui.

Serviço:
Publicação de artigo na revista cientifica Nano Letters
Autor: Professor Rafael Silva Alencar
Artigo disponível no link

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / revista

registrado em:
Fim do conteúdo da página