Página inicial > Ultimas Notícias > Livro reúne experiências do Parfor/UFPA com a formação docente em Artes Visuais

Livro reúne experiências do Parfor/UFPA com a formação docente em Artes Visuais

• Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h47

Livro Parfor

Experiências e resultados atingidos pela formação docente em Artes promovida pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor) da Universidade Federal do Pará (UFPA) estão reunidos no livro Licenciatura em Artes Visuais: polos que multiplicam a formação docente pelo Estado do Pará. O livro será lançado durante a cerimônia de 10 anos do Parfor, marcada para os dias 24 e 25 de outubro. >> Clique aqui para saber mais sobre a cerimônia de 10 anos do Parfor

"A publicação é referência para todos os atores envolvidos, discentes, egressos e professores do curso de Artes Visuais, pois traz relatos de experiências, reflexões e críticas, evidenciando novas possibilidades de ensinar Arte, bem como os resultados já alcançados pelas atividades oferecidas pelo Parfor", explica a organizadora do livro, professora Isis Molinari.

O livro é composto por publicações dos professores que ministraram aulas, e alunos de diferentes polos: Afonso Medeiros, Joel Cardoso, Daniely Meireles, Erasmo Borges Filho, Idanise Hamoy, Fernanda Sena da Silva, Ricardo Gomes Pereira, Carlos Jorge Paixão, Raymundo Oliveira, Armando Queiroz, Raimunda do Socorro da Paixão, Rozianne Delpupo, Cleofas Alves da Silva, Maria de Lourdes Lima e do professor Arthur Leandro, falecido em 2018.

"Arthur utilizou com maestria todos os dispositivos da Arte para defender as questões do ensino de arte + diversidade + resistência cultural tendo em vista o meio social que coabitamos. Sua energia, resistência e inteligência devem ser lembrados por todos como exemplo de luta para uma sociedade mais igualitária", diz a professora.

Isis Molinari conta que organizou a coletânea de textos durante o período em que coordenou os cursos de Artes do Parfor/UFPA de 2016 a 2018. "O Parfor é um programa de extrema importância pelo seu modelo de ensino presencial, que leva a formação docente aos locais mais distantes do Campus da Universidade de Belém, favorecendo a democratização do ensino", afirma.

A professora Isis Molinari cursou a Licenciatura em Educação Artística na faculdade de Belas Artes de São Paulo (1987), mudou-se para Belém em 1999 e iniciou a carreira de docente na UFPA em 2006, lecionando a disciplina Artes Visuais em todos os níveis de ensino. Pela UFPA, a professora concluiu a especialização em Semiótica e Artes Visuais e o mestrado em Artes. Atualmente ela finaliza o doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais.

Texto: Alexandre Yuri Nascimento / Ascom Parfor
Arte: Reprodução