Página inicial > Ultimas Notícias > Trabalho de doutorado sobre molécula larvicida contra o Aedes aegypti é destaque em revista internacional

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 15h26

larvas pupas comunicacao Instituto Oswaldo Cruz 1

A produção acadêmica do Laboratório de Óleos da Amazônia, ligado ao Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT-Guamá) e à Universidade Federal do Pará (UFPA), está em plena atividade e conquistando grandes feitos. O artigo intitulado “Acetilação de Eugenol sobre ácido 12-molibdofosfórico ancorado em suporte de silicato mesoporoso sintetizado a partir de Flint Kaolin", escrito pelo aluno de Doutorado Alex Oliveira, sob orientação do professor Luís Adriano Nascimento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), foi publicado com destaque na revista internacional Materials e conta também com autores do Museu Emílio Goeldi, do Campus de Salinópolis da UFPA e um parceiro internacional: a Universidad de Córdoba, na Espanha.

De acordo com o professor, o artigo faz parte da aplicação dos trabalhos que o projeto já pesquisava, relatando o sucesso na produção da molécula com atividade larvicida. Este é o primeiro trabalho do grupo para esta finalidade aceito em uma revista Internacional, e a pesquisa focou em criar um novo processo de transformação do caulim flint em um catalisador sólido que promove a transformação do eugenol em uma molécula com ação larvicida contra o Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Dados inéditos - A pesquisa realizada está gerando dados inéditos de grande relevância para a região amazônica, pois além de englobar saúde pública, visa o conhecimento econômico, de modo a possibilitar o aproveitamento de um material até então desprezado pela indústria da mineração, que permite, inclusive pela composição química similar, pensar futuramente no aproveitamento de outros rejeitos dessa mesma indústria, diminuindo o risco de contaminação de rios e igarapés.

“Pegamos o rejeito que é armazenado nas bacias e transformamos em catalisadores, que são substâncias com propriedades químicas que ajudam a acelerar/ou promover várias reações, que, por sua vez, estão presentes no nosso dia a dia, para gerar produtos com valor agregado. Além de gerar riquezas e novos produtos, estamos pensando na diminuição do passivo ambiental que o armazenamento destes rejeitos representa”, detalha Luís Adriano, pesquisador do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA (ICB).

Materials - Com publicações semestrais, a Materials, classificada como A2 no QUALIS Capes e que pertence ao repositório de publicações acadêmicas MDPI, garante o acesso aberto e suporta mais de 35.500 editores acadêmicos. A revista atende os acadêmicos de todo o mundo para garantir que as pesquisas mais recentes estejam disponíveis gratuitamente e todo o conteúdo seja distribuído sob uma Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY).

Acesse o artigo aqui.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA