Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto do Time Enactus UFPA é premiado em competição mundial de água e saneamento no Vale do Silício

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 15h26

IMG 20190924 WA0198

O Time Enactus da Universidade Federal do Pará conquistou o segundo lugar no World Water Race, uma competição que premia as melhores iniciativas do mundo na temática água e saneamento. Os alunos foram os representantes do Brasil no Vale do Silício (EUA) pela segunda vez consecutiva, com o projeto Amana Katu, que visa universalizar o acesso à água potável na Amazônia por meio da construção de cisternas sustentáveis.

De Belém para o mundo - Essa foi a segunda presença em competição mundial do Amana Katu, que no ano passado foi o campeão global do World Water Race. O projeto desenvolve sistemas de captação da água da chuva para uso doméstico, feitos de material sustentável. Desde sua criação, no desafio Inove+ da Universitec/UFPA em 2017, mais de um milhão de litros de água da chuva foram reaproveitados e cerca de 7 mil pessoas foram beneficiadas, em especial famílias ribeirinhas das ilhas de Belém, que não possuem acesso à água potável.

“Dado o momento que a nossa Amazônia vive, ver o Amana Katu conquistar o 2º lugar do World Water Race em pleno Vale do Silício, polo global de inovação, energiza o nosso trabalho e comprova que o desenvolvimento sustentável é o caminho para uma Amazônia mais justa e forte economicamente”, comemora Noel Orlet, presidente do Time Enactus UFPA.

373x212 enactus ufpa cistenas ribeirinhos1“Uma cabeça para os negócios, um coração para o mundo” - Com esse lema, todos os anos a Enactus World Cup, da qual faz parte o World Water Race, premia as melhores iniciativas empreendedoras de acordo com o impacto social, ambiental e econômico direcionado a comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A rede mundial Enactus incentiva líderes estudantes para atuar na resolução de problemas globais e empoderar comunidades. No Brasil, mais especificamente na UFPA de Belém do Pará, isso moveu 95 alunos e 1 professor-conselheiro a transformar a realidade de mais de 14 mil pessoas.

Por isso, antes mesmo de chegar ao World Water Race, o Time Enactus UFPA já acumulava conquistas. O grupo de alunos conquistou o primeiro lugar na maior competição de projetos de empreendedorismo social do Brasil, no último mês de julho, em São Paulo. A vitória deu aos estudantes um lugar para competir na liga principal da Enactus World Cup, uma copa voltada especialmente para projetos sociais, entre 36 outros países. Assim, a UFPA representou o Brasil em dose dupla.

Além do Amana Katu, os estudantes também apresentaram outros quatro projetos mantidos em Belém para grandes investidores e mundiais, além de representantes do pacto global de sustentabilidade da ONU. Costuraê, Minerva, Cíclica e Fiero também são criações dos estudantes, que trabalham com o empoderamento feminino, redução do descarte inadequado de lixo e aproveitamento de alimentos.

O professor conselheiro do time, Augusto Lacerda, destaca o bom desempenho dos estudantes durante as competições: “Foi uma honra representar a Amazônia e a nossa tão querida UFPA no Vale do Silício. Enquanto muitos discutem como tornar as universidades mais inovadoras, a gente provou que faz, e faz bonito. Voltamos premiados pela segunda vez consecutiva, participando de um grande desafio entre mais de 130 projetos de renomadas universidades. Nossos jovens provaram mais uma vez que são gigantes!”.

Texto: Mariana Vieira - Assessoria de Comunicação / Time Enactus UFPA