Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe pela 1ª vez evento que capacita jovens pesquisadores em contabilidade pública e áreas afins

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 15h12

YR 2019

Será realizado nos dias 7 e 8 de outubro, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o Young Researchers’ Workshop 2019 (YR2019). O evento, que conta com a participação de professores de diversas universidades de todo o país, tem o objetivo de capacitar jovens pesquisadores em contabilidade pública e áreas afins. O workshop será realizado no auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) da UFPA.

O evento é realizado anualmente, em uma universidade do país, e é transmitido ao vivo em auditórios de muitas outras. É a primeira vez que o evento ocorre na região Norte do país. “A UFPA foi escolhida por ser a sede do Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público, coordenado pela professora Lidiane Dias, que tem dado grandes contribuições ao Young Researchers”, conta o professor André Aquino (USP), um dos idealizadores da iniciativa.

“A UFPA é uma importante universidade no país, pela sua formação em graduação e pós-graduação, e pela sua representatividade na região Norte do país. A atuação da comunidade da UFPA em temas sociais de alto impacto na realidade nacional é fundamental para a disseminação de uma agenda nacional de pesquisa nestes temas. Assim como outras grandes universidades do Norte e Nordeste do país, a UFPA certamente contribuirá no desenvolvimento e capacitação de pesquisadores nestes temas”, declara.

Segundo ele, o evento será dedicado à capacitação de método experimental e qualitativo em quatro temáticas: transparência fiscal, prestação de contas e responsabilização, combate à corrupção e resiliência financeira. “Estes temas foram escolhidos por terem alta relevância social. Diversas áreas afins podem se juntar nesta discussão, como Estudos Urbanos, Administração Pública, Direito, Sociologia, Contabilidade Pública, Ciência Política, Tecnologia da Informação, História, e todas áreas que de alguma forma agregam à discussão”.

O evento, voltado para estudantes, profissionais e outros interessados na área de Ciências Sociais Aplicadas, é gratuito. As inscrições para o evento e para as salas de transmissão podem ser realizadas aqui.

Programação – O evento se iniciará às 08h30 do dia 7 e seguirá com dois painéis: “Análise Qualitativa”, com o professor André Aquino, da USP, às 9h, e “Pesquisa Experimental”, com o professor Ricardo Cardoso, da FGV.

No dia 8, a programação terá o painel “Transparência e Accountability Social”, com a professora Claudia Cruz, da UFRJ, e a professora Lidiane Dias, da UFPA, às 9h. Das 11h às 12h30, será realizado um painel com o tema “Corrupção”, com o professor Ricardo Azevedo, da UFU. Às 14h, o tema será “Resiliência Organizacional e Financeira” com o professor André Lino, da UFPA. Às 16h será realizado o painel de encerramento.

Young Researchers – Criado em 2013, a iniciativa procura ampliar a multidisciplinaridade na área, trazendo novas abordagens de métodos de pesquisa, e novas formas de tratar questões socialmente relevantes para contabilidade e administração pública nacional.

“O YR2019 é um evento da série Young Researchers in Public Sector Accounting, traduzido livremente para Jovens Pesquisadores em Contabilidade Pública. O YR é uma rede de pesquisadores que se juntam para treinar novos talentos em Contabilidade e Governança Pública, que serão futuros pesquisadores e docentes nas universidades brasileiras”, explica o professor André Aquino.

Young Researchers’ Workshop 2019
Data: 7 e 8 de outubro
Local: auditório do Capacit, no Campus Básico da UFPA, em Belém.
Inscrições: site do evento

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA