Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan organiza curso para servidores sobre relato integrado e construção de infográficos

• Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h00

Relato Integrado Lucas B 3

A discussão de novas tecnologias para a produção de Relatório de Gestão na forma de Relato Integrado, para a prestação de contas da UFPA com a sociedade e a União foi o tema central do curso “Relato Integrado e Construção de Infográficos”, ofertado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) em parceria com a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep). A ação ocorreu no período de 24 a 26 de setembro, no prédio da Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit), no campus de Belém, e contou com a presença de pró-reitores e demais representantes de diversas Unidades Institucionais.

Participaram do curso as pró-reitoras de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Trindade Borges, e de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Maria Iracilda Sampaio. A Coordenadora-geral da Auditoria Interna (AUDIN), Clara de Nazaré Souza da Silva, o presidente da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPPAD), José Guilherme Dergan, e diversos representantes das demais Pró-Reitorias, da Prefeitura da UFPA, do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), do Complexo Hospitalar, da Ouvidoria e da Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM) também estavam presentes e levantaram questões sobre o tema.

Relato Integrado - O objetivo do curso foi capacitar os servidores que fornecem informações das unidades para a produção de documentos institucionais como o Relato Integrado da UFPA, utilizando infográficos para elaboração e apresentação dessas informações. Mesmo que o formato de relato integrado tenha sido adotado pela Instituição desde o ano passado, esta foi a primeira vez que um curso sobre o assunto foi promovido.

Para a Diretora de Informações Institucionais (DINFI), Jaciane Ribeiro, é muito importante que os servidores que lidam diretamente com a produção de relatório anual de atividade percebam a relevância de trabalhar na forma de relato integrado, de modo que o documento traduza, em uma linguagem mais acessível, a realidade da Instituição. “O maior beneficiário desse relato é a sociedade. Muitas vezes produzimos um relatório que quase ninguém vê. Antes o documento era muito técnico, com muitas tabelas e muito texto, e hoje a ideia é fazer um documento mais conciso, transparente e palatável, e, que a comunidade em geral, possa identificar tudo que a Instituição produz com os recursos públicos advindos da própria sociedade”, disse.

O facilitador do curso foi o professor Nadson Alves, da faculdade de Ciências Contábeis. Ele acredita que o grande desafio para a produção de um relato integrado é a mudança de perfil e cultura em relação ao que vem a ser Prestação de Contas. “Quando falamos de relato integrado, estamos falando de uma comunicação longe da tradicional, que é burocrática, cheia de requisitos e prazos, onde eu tenho que seguir um roteiro pré-determinado do que devo informar e onde alguém irá me fiscalizar. O relato integrado vem justamente na contramão dessa história”, afirmou.

Infográficos - De acordo com o docente, o uso de infográficos, que transmitem informação por meio de fotografias, desenhos ou diagramas, facilita o entendimento dos leitores por trabalhar os dois lados do cérebro: o que assimila imagens, cores e formas, e o que faz uso do raciocínio lógico, de forma a potencializar e facilitar o entendimento da informação. Para ele, aplicar essa proposta na realização de um relato integrado torna a compreensão dos dados públicos da UFPA mais acessível, já que é onde serão inseridas informações financeiras e de sustentabilidade que envolvem a gestão do meio ambiente e pessoas, além de relatórios administrativos e estratégicos e dados de governança corporativa da Instituição.

Resultados - Raquel Trindade ressaltou que a promoção do curso veio para fomentar o pensamento integrado dentro da Instituição, a fim de que seja produzido um relatório o mais próximo possível da sociedade. “O intuito é preparar a UFPA para esse desafio, onde podemos fazer um instrumento de gestão cada vez melhor e que seja referência para nossas tomadas de decisão e que possa traduzir para a sociedade o que a universidade faz e a importância do seu fazer.”

A Pró-Reitora acrescentou que os resultados do curso devem impactar diretamente no Relato Integrado de 2019, o qual deverá espelhar consistência nos resultados e uma maior integração entre as unidades envolvidas.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Lucas Brito