Página inicial > Ultimas Notícias > 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica integra comemoração pelos 100 anos da FAMED

• Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2019, 15h00

coben

Belém receberá o 57º Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM 2019, que ocorrerá de 29 de setembro a 2 de outubro no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Nesse período, a capital paraense será também a capital brasileira da educação médica. A programação terá como tema central “Educação Médica Transformadora: Compromisso e Responsabilidade Social”. O evento conta com a participação e organização de professores da UFPA e integra as comemorações pelo centenário da Faculdade de Medicina da federal paraense.

Segundo a comissão organizadora do 57º Cobem, a expectativa é a de construir o congresso coletivamente, propondo discussões atuais e desafiadoras sobre a educação médica. Além do tema central “Educação Médica Transformadora: Compromisso e Responsabilidade Social”, o 57° COBEM traz uma vasta programação que busca contribuir com a formação de profissionais que sejam agentes transformadores da sociedade na atenção à saúde da população.

Dentre os demais eixos temáticos da programação, estão: “Currículo e metodologias de ensino aprendizagem”; “Desenvolvimento de competências e avaliação de desempenho do estudante de Medicina”; “Integração ensino-serviço-gestão-comunidade”; “Qualidade de vida na formação médica”; e “Gestão acadêmica e avaliação de cursos e serviços”.

“Será um evento de extrema importância na atual conjuntura política, educacional e de formação médica em âmbito nacional”, afirma Silvia Helena Arias Bahia, Vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFPA (FAMED/UFPA). É esperada a presença do reitor Emmanuel Tourinho e demais reitores das universidades parceiras, além de autoridades do estado e de outras Instituições do ensino médico nacional, regional e local.

Centenário - As comemorações pelos cem anos da FAMED iniciaram-se em janeiro de 2019 com uma série de programações, e o 57º Cobem integra as atividades comemorativas no momento em que une a UFPA às demais escolas médicas de Belém, como o Centro Universitário do Pará (Cesupa) e a Faculdade Metropolitana da Amazônia (Unifamaz). O evento conta ainda com a parceria da Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM, em âmbito nacional e regional.

O Congresso conta com conferências, lançamento de livros, apresentações de trabalhos, programação científica e cultural. O detalhamento está disponível no site do Coben (clique aqui). As inscrições on-line já se encerraram, mas quem ainda quiser participar poderá se inscrever presencialmente no dia e local do evento.

57º Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM 2019
Data: de 29 de setembro a 2 de outubro de 2019
Local: Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, Belém – Pará.
Inscrições no local.

Mais informações no site.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação 57º Cobem